COVID-19: como evitar o vírus em casa?
Os cuidados que adotamos sempre que saímos e regressamos a casa são fundamentais para manter a COVID-19 do lado de fora da porta. Conheça-os aqui.
Em plena fase de desconfinamento, é importante não descurar dos cuidados a ter sempre que sai de casa - e quando regressa, claro - para evitar que o novo coronavírus se faça de convidado indesejado e o acompanhe até ao interior do seu lar. As medidas mais importantes, na base da prevenção, assentam no tão recomendado distanciamento social, na higiene respiratória e na correta higienização das mãos. Mas há muitas outras medidas que deve adotar para se proteger.
Sempre que sair de casa
- Vista roupa de manga comprida, para uma maior proteção do corpo quando está em locais públicos. Apesar de estarmos sensibilizados para a lavagem das mãos, o vírus também pode contactar com outras zonas expostas do nosso corpo.
- Apanhe o cabelo e não use acessórios, como brincos, pulseiras ou anéis. As mãos e a cabeça são os locais do corpo mais expostos ao contacto com o exterior. É um facto que a higienização das mãos é uma medida simples, barata e eficaz que ajuda a prevenir infeções, contudo, o uso de acessórios dificulta a adequada lavagem das mãos e da face. Da mesma maneira, o cabelo solto e os brincos podem ser focos de contacto e, consequentemente, de contágio de COVID-19. Além disso, não se deve partilhar produtos de maquilhagem nem escovas de cabelo - são muito difíceis de higienizar.
- Caso tenha indicação para usar máscara, coloque-a antes de sair de casa.
- Leve consigo lenços descartáveis para cobrir os dedos quando tiver de tocar em alguma coisa.
- Deite os lenços de papel para o lixo logo após a sua utilização.
- Cubra a boca e o nariz com a dobra do cotovelo ou com um lenço de papel quando tossir ou espirrar. Deite o papel para o lixo imediatamente após a sua utilização.
- Lave as mãos com água e sabão ou use desinfetante à base de álcool depois de tocar em qualquer objeto ou superfície.
- Sempre que possível, mantenha uma distância mínima de 2 metros de outras pessoas.
- Evite usar transportes públicos, sobretudo na hora de ponta. Se tiver de os utilizar, adote estes cuidados.
- Se levar o seu animal à rua, evite contacto com outros animais, pessoas ou objetos desnecessariamente.
- Tente não pagar em dinheiro. Caso tenha de o fazer, desinfete com uma solução alcoólica ou lave as mãos de seguida com água e sabão. Apesar de o dinheiro por si só não constituir uma forma de transmissão comum de COVID-19, a manipulação das notas e moedas com as mãos aumenta o contato pessoa-a-pessoa e a probabilidade de contágio.
- Não toque na cara se não tiver as mãos limpas, pois os olhos, boca e nariz são porta de entrada para o coronavírus.
Além disso, não deve contactar com pessoas que apresentem sintomas de COVID-19 (como febre, tosse ou dificuldade respiratória), nem frequentar locais movimentados, jantares entre amigos ou outros contactos desnecessários.
Isto não significa que não deve manter o contacto com as pessoas que lhe são mais próximas através do telemóvel, internet ou redes sociais.
Faça isto assim que chegar a casa
- Evite tocar seja no que for antes de lavar as mãos para que a COVID-19 não permaneça em nenhuma superfície.
- Tire os sapatos e deixe-os à entrada de casa. Esta é uma excelente medida de higiene e segurança. Uma pessoa ao falar, espirrar ou tossir, sobretudo se estiver sem máscara, liberta partículas que assentam no chão. Ao passarmos sobre esses locais os nossos sapatos podem passar a serem portadores de bactérias e vírus, nomeadamente o novo coronavírus. Ao chegar a casa, transportamos essas bactérias e esses vírus connosco. A criação de um espaço à entrada de casa onde possamos colocar os sapatos que trazemos da rua é uma excelente medida. Os sapatos devem ser higienizados com soluções que alterem o pH ou lavados a altas temperaturas, para que possamos destruir os microrganismos.
- Coloque a sua carteira, chaves e outros objetos que possa ter consigo numa caixa à entrada de casa.
- Limpe o seu telemóvel com toalhitas humedecidas em detergente ou álcool a 70º. Pode também utilizar toalhitas de bebé.
- Tome um banho. Se não for possível, lave bem todas as zonas expostas.
- Se levou o seu animal de estimação à rua, desinfete-lhe as patas antes de entrar em casa.
- Coloque a sua roupa exterior dentro de um saco para lavar, preferencialmente a mais de 60º, com detergente de máquina. Lave as mãos após o tratamento da roupa suja.
- Use luvas para limpar os objetos e tire-as cuidadosamente no final, colocando-as no lixo.
- Limpe com lixívia as superfícies dos produtos que trouxe do exterior antes de os arrumar para evitar a COVID-19 em casa.
Não se esqueça!
É importante ter em consideração que não é possível fazer uma desinfeção total, o objetivo é minimizar o risco.