Como reforçar o sistema imunitário do bebé
Nos três primeiros anos de vida, as crianças estão mais propensas a infeções, mas há vários gestos que os pais podem adotar para protegê-las.
O nosso sistema imunitário - o escudo que protege o nosso organismo de agressões - resulta da interação entre características genéticas e o meio ambiente. Nos primeiros 2/3 anos de vida, o sistema imunitário é imaturo, o que significa que nesta fase as crianças estão mais propensas a infeções. A boa notícia é que existem medidas - da alimentação ao sono do bebé - que os pais podem tomar no sentido de reforçar a imunidade do seu filho.
Estratégias para reforçar o sistema imunitário do bebé
1. Se possível, amamentar
Proporciona uma alimentação completa e adequada aos primeiros seis meses de vida do bebé, composto por nutrientes, anticorpos e enzimas que reforçam as suas defesas, prevenindo infeções, alergias, obesidade ou mesmo alguns tipo de cancro.
2. Diversificar a alimentação
Se a diversificação alimentar for implementada de forma progressiva, racional e equilibrada, a partir dos quatro a seis meses, e orientada pelo pediatra, fornece todos os nutrientes e elementos protetores necessários ao reforço do sistema imunitário.
3. Evitar o fumo passivo
O fumo resultante do consumo de cigarros por outros é nocivo para o seu filho porque o tabaco destrói as defesas do organismo que ajudam a combater as doenças, ficando as crianças mais expostas a infeções.
4. Lavar corretamente as mãos
É essencial que as pessoas que contactam com bebés façam uma boa higiene das mãos antes de tocarem na criança. Quando estão doentes, devem tomar medidas acrescidas como, por exemplo, usar máscara.
5. Evitar espaços pequenos sobrepovoados
Os pais devem valorizar, por exemplo, creches com menos crianças por sala e/ou evitar locais com grande concentração de pessoas (transportes públicos, espaços comerciais, etc).
6. Dormir bem
Uma higiene do sono que respeite os ritmos de cada bebé estimula a imunidade e impede as infeções.
7. Evitar o uso inapropriado de antibióticos
A maioria das infeções são causadas por vírus e não se resolvem com a toma de antibióticos. O uso exagerado destes medicamentos pode criar resistências.
8. Usar suplementos nutricionais com prudência!
Os suplementos vitamínicos, ervas, entre outros, devem ser usados com prudência e a toma destes discutida previamente com o pediatra, pois podem ter efeitos negativos na saúde da criança.