Em que situações devemos aplicar frio ou calor?

Desporto
Dor
Prevenção e bem-estar
4 mins leitura

Tanto o frio como o calor podem ser usados para o alívio de dores. Mas há situações em que uma forma de tratamento é melhor do que outra. Saiba quais são.

Aplicar gelo ou aplicar uma toalha com água quente são duas ações simples para aliviar dores e inflamações, seja depois de uma pequena queda, após umas horas de exercício físico mais intenso, ou até quando uma má posição a dormir nos deixou com dores. Aplicar frio ou calor é um tratamento simples, acessível e eficaz, usando um saco de água quente, cubos de gelo ou placas com gel térmico que se aquecem no microondas ou se arrefecem no congelador de casa, consoante a situação. Há situações em que optar por uma das opções - ou evitar a outra - é o mais adequado. Saiba quando aplicar frio ou calor.



Quando aplicar frio

O frio reduz a circulação sanguínea e a atividade nervosa, o que ajuda a diminuir a dor e a inflamação e os hematomas. Aplicar gelo ou uma compressa fria num músculo ou zona específica do corpo é o mais adequado em situações isoladas, muitas vezes associadas à atividade desportiva ou exercício físico. É por isso que vemos frequentemente atletas a tomar um “banho de gelo” após uma prova, ou que os desportistas lesionados aplicam um saco com gelo na parte do corpo atingida. O tratamento frio serve para alívio de sintomas imediatos e como preventivo de um agravamento da lesão ou inflamação, pelo que o sucesso depende também de uma aplicação rápida.

 

Tipos de tratamento com frio:

  • Sacos de gelo
  • Compressas frias
  • Spray analgésico refrigerante
  • Massagem com gelo
  • Banho de gelo
  • Alongamentos e exercícios criogénicos (colocação de gelo antes)
  • Câmaras de terapia criogénica (crioterapia)

 

Devemos aplicar gelo por quanto tempo??

A aplicação de gelo ou exposição ou frio deve ser feita por períodos curtos - habitualmente, não deve ultrapassar os 20 minutos - e pode ser repetida. Para prevenir danos na pele ou nos tecidos, é recomendável utilizar sobre uma toalha ou pano e ir vigiando a zona. Pessoas que tenham dificuldades de circulação do sangue ou alterações da sensibilidade como a diabetes, devem evitar usar tratamentos de frio. Também não deve ser aplicado frio em casos de rigidez dos tendões ou dos músculos.

 

Quando aplicar calor

Ao contrário do frio, a aplicação de calor numa determinada zona do corpo relaxa os músculos e aumenta a circulação do sangue. O calor tem um efeito benéfico no alívio de dores, na flexibilidade dos músculos ou na recuperação de zonas doridas. Se o frio ajuda em casos agudos, como tratamento inicial, o calor é mais útil a médio e longo prazo, através de uma aplicação continuada. A aplicação de calor pode ser continuada durante cerca de 30 minutos a duas horas. Quanto à temperatura, depende da tolerância de cada um, mas um tratamento com calor implica que a temperatura aplicada cause conforto.

 

Tipos de tratamento com calor:

  • Sacos de água quente
  • Compressas térmicas quentes
  • Sacos com areia, caroços ou outro material resistente ao calor
  • Tratamento com parafina quente
  • Banho de água quente
  • Toalhas húmidas quentes
  • Sauna
  • Calor por ultrassons

 

Que cuidados devemos ter ao usar calor?

Não deve usar-se calor em feridas, bolhas, e em zonas com inchaço e inflamação, onde o frio é mais adequado.

Apesar de a temperatura aplicada neste tipo de tratamentos nunca ser muito alta, existem doenças que potenciam o risco de queimaduras durante a aplicação de calor, pelo que pessoas com essas condições devem ter mais cuidados: casos de diabetes, dermatite, trombose venosa e esclerose múltipla são algumas das doenças que não se devem associar a tratamentos com calor.

 

Cuidados gerais a ter em consideração

Em geral, é importante que não haja um contacto direto com a pele, principalmente no caso do gelo, e deve ir-se monitorizando a zona para prevenir danos associados à temperatura. Tanto o calor como o frio podem ser aplicados várias vezes ao dia, mas convém que a pele volte à sua temperatura e cor normais antes de repetir o tratamento.

Caso se depare com vermelhidão, inchaço, irritação da pele ou bolhas no local das lesões a tratar, contacte o seu médico assistente.

Fontes:

Healthline, setembro de 2022

Mayo Clinic, setembro de 2022

NHS, University Hospitals Coventry & Warwickshire, setembro de 2022

WebMD, setembro de 2022

Publicado a 07/11/2023