Entorse, distensão, contusão e luxação:
Durante a prática desportiva, as lesões são uma possibilidade. Fique a conhecer as mais comuns.
O desporto é muito importante para uma vida saudável, mas, como em tudo, não é livre de riscos. As lesões, nomeadamente as que afetam os tecidos moles - como distensão, entorse, contusão e luxação -, são um problema comum em atletas. São habitualmente dolorosas e podem afetar diferentes zonas do corpo.
A boa notícia é que com o tratamento adequado, a maioria destas lesões cura sem deixar problemas duradouros. Fique a conhecer estes diferentes tipos de lesões e como tratá-los.
Contusão
A contusão ocorre após o embate do corpo contra determinada superfície, o que pode provocar rutura de vasos sanguíneos na zona em que se deu o impacto, dando origem a um hematoma (hemorragia sem rutura da pele).
Alguns sintomas associados à contusão são:
- Alteração da coloração da pele
- Inchaço
- Dor, que pode ser severa
Habitualmente, não é um problema sério, contudo, deve consultar o médico assistente quando se forma nódoa negra grande, provoca dor, está muito inchada ou limita os movimentos de uma articulação.
Entorse
Uma entorse é uma lesão dos tecidos moles que envolvem uma articulação, como os ligamentos (tecido conjuntivo que interliga os ossos) e a cápsula da articulação. O que acontece é que a articulação é sujeita a torção ou a distensão, o que, por sua vez, faz com que o ligamento, a cápsula ou ambos estiquem ou rasguem / sofram uma rutura.
Pode ocorrer, por exemplo, no tornozelo, no polegar, no joelho e no pulso, e alguns dos sintomas são:
- Dor
- Inchaço
- Dificuldade de movimento
- Dificuldade em usar a articulação afetada
Distensão
A distensão ou estiramento pode afetar o músculo (distensão muscular) ou o tendão (que liga os músculos aos ossos) e ocorre quando um destes tecidos estica excessivamente podendo ocasionar uma rutura parcial.
Alguns dos sintomas associados a este tipo de lesão são:
- Dor
- Inchaço
- Dificuldade em movimentar a zona lesionada
A distensão é mais comum em zonas como os joelhos, virilhas, pés, pernas e costas, nomeadamente:
- Tendão de Aquiles
- Músculo posterior da coxa
- Músculo da “barriga” da perna (gémeos)
Luxação
Ocorre quando os ossos de uma determinada articulação se deslocam parcial ou totalmente, saindo da sua posição normal. A luxação pode ser causada por um trauma (como acidente, queda ou em desportos de contacto, como o futebol) ou pelo enfraquecimento muscular e dos tendões.
Uma luxação pode provocar dor severa, instabilidade ou imobilidade da articulação afetada, deformidade, nódoas negras e inchaço.
De um modo geral, a luxação pode ocorrer em qualquer articulação do corpo, mas as mais frequentes são:
- Ombro
- Joelho
- Dedo
- Cotovelo
- Anca
- Maxilar
Atenção!
Em caso de luxação, deve sempre procurar tratamento médico.
Como tratar
O tratamento deve ser adequado à lesão em causa.
No caso das entorses e das distensões - que podem levar vários meses até à recuperação total quando são mais severas, mas habitualmente ao fim de duas semanas a maioria regista melhorias -, nos primeiros dias, caso haja indicação do médico, devem ser postos em prática quatro passos:
- Repouso, interrompendo a prática de exercício físico e evitando apoiar-se na zona afetada.
- Colocar gelo durante até 20 minutos a cada 2-3 horas. Nunca coloque o gelo diretamente na pele, envolvendo-o sempre numa toalha ou pano.
- Aplicar compressão, utilizando por exemplo uma faixa elástica à volta da lesão para dar apoio e prevenir o inchaço.
- Manter a zona lesionada elevada - colocando uma almofada por baixo, por exemplo.
Também na contusão podem ser adotadas as medidas de tratamento acima descritas.
A par destes cuidados, para prevenir o inchaço deve tentar evitar a exposição a calor, como banhos quentes, o álcool e massagens durante os primeiros dias após a ocorrência da lesão.
Depois, quando conseguir movimentar a zona lesionada sem sentir dor incapacitante, deve manter os movimentos para evitar a rigidez muscular ou articular.
Inicialmente, também podem ser tomados analgésicos, como paracetamol ou ibuprofeno, de acordo com as indicações do médico assistente.
O médico poderá recomendar a realização de sessões de fisioterapia, ajudando a recuperar as normais funções. Em situações mais graves de entorses e distensões, pode ser necessária cirurgia.
Na luxação, o tratamento varia consoante a gravidade e pode envolver a toma de medicação, gelo, repouso, manter a zona elevada, manipulação (colocar os ossos no seu devido lugar) ou até cirurgia. Pode também ser necessária fisioterapia para fortalecer os músculos e ligamentos.
Já na contusão, a dor deve desaparecer ao longo da primeira semana, enquanto o inchaço e a descoloração poderão levar algumas semanas.
Muito importante:
Após uma lesão osteoarticular cumpra o tempo recomendado para recuperar totalmente da sua lesão e siga as indicações do médico assistente de modo a evitar problemas a longo prazo, como dor e rigidez.
Better Health Channel, agosto de 2022
Cleveland Clinic, agosto de 2022
Hato Hone St John, agosto de 2022
National Health Service, agosto de 2022
Texas Children's Hospital, agosto de 2022