O que é a pneumonia por aspiração?
A pneumonia por aspiração ocorre quando "aspiramos" líquido ou um objeto estranho, que se deposita no trato respiratório inferior em vez de ir para o estômago.
A pneumonia é uma doença respiratória em que ocorre inflamação ou infeção dos pulmões. A pneumonia por aspiração acontece quando "aspiramos" corpos estranhos, como alimentos, saliva, líquidos ou até conteúdo gástrico regurgitado ou vómito, para os pulmões e se desenvolve inflamação e infeção subsequente.
A probabilidade de ocorrer aspiração para os pulmões é maior caso haja alguma perturbação do normal reflexo da tosse, reflexo de gag, ou problemas de deglutição, sobretudo em pessoas com danos neurológicos, por exemplo, após acidente vascular cerebral (AVC).
Quem tem maior risco
A pneumonia por aspiração é mais comum nas seguintes situações:
- Pessoas sonolentas e com diminuição dos reflexos durante longos períodos devido a medicação, doença prolongada e debilitante, cirurgias
- Coma e outras alterações graves do estado de consciência
- Ter sido submetido a anestesia geral
- Pessoas que têm dificuldade em tossir ou engolir (disfagia)
- Consumo de álcool em excesso ou consumo de drogas
- Pessoas idosas e debilitadas
- Estados de imunodepressão
- Crianças pequenas, sobretudo crianças com doença crónica e com menos de 5 anos
Os sintomas da pneumonia por aspiração
Habitualmente, os sintomas de aspiração e consequente inflamação pulmonar surgem muito rápido, cerca de 1-2 horas após a aspiração. A pneumonia por aspiração desenvolve-se ao fim de 1-2 dias após o episódio de aspiração.
Alguns dos sintomas que podem estar associados à pneumonia por aspiração são:
- Dor no peito
- Tosse com expetoração purulenta (com pus)
- Tosse com sangue ou pus
- Falta de ar
- Respiração ofegante
- Febre
- Fadiga
- Confusão mental
Fale com o seu médico se...
Deve contactar o seu médico assistente, ligar para um serviço de emergência ou dirigir-se a um serviço de atendimento permanente caso presencie os seguintes sintomas, após um episódio de engasgamento:
- Dor no peito
- Falta de ar
- Febre
- Respiração ofegante
É importante atuar rapidamente, pois a pneumonia pode ter um agravamento muito rápido.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico da pneumonia por aspiração inclui a recolha da história clínica e a observação física do doente e auscultação. Caso suspeite de pneumonia, o médico poderá pedir exames como:
- Análises de sangue
- Raio-X ao tórax
- Tomografia computadorizada (TAC)
- Gasometria arterial
Em caso de maior gravidade, estes exames podem ser complementados com:
- Broncoscopia (permite ver o interior do pulmão)
- Cultura de expetoração
- Teste de deglutição
Tratar a pneumonia por aspiração
O tratamento depende da gravidade da pneumonia e do estado de saúde prévio do doente, por exemplo, se sofre ou não de doença crónica.
O tratamento inclui a toma de antibióticos e algumas pessoas poderão necessitar de internamento e até de administração de oxigénio ou, em casos de risco de vida, de um ventilador que auxilia a respiração do doente. Caso se verifique que o doente tem dificuldades a nível de deglutição, poderão ser utilizados métodos auxiliares de alimentação, reduzindo assim o risco de aspiração.
O prognóstico do doente dependerá de vários fatores, como o seu estado de saúde antes de desenvolver a pneumonia, o tipo de bactéria na origem da doença e a gravidade do compromisso da função dos pulmões. Contudo, a maioria das pessoas que desenvolvem pneumonia por aspiração e recebem tratamento especializado sobrevivem. Por outro lado, sem tratamento esta doença é grave e pode causar problemas como abcessos pulmonares, alterações da estrutura e função dos pulmões - insuficiência respiratória - e, em última instância, morte.
Quando a aspiração ocorre de forma recorrente e está associada a um problema de saúde preexistente ou a patologias de ordem neurológica, pode ser mais difícil de tratar e requerer o envolvimento de uma equipa multidisciplinar de reabilitação respiratória.
É possível prevenir a pneumonia por aspiração?
Cada episódio de aspiração em doentes crónicos pode levar a situações de inflamação ou infeção e, por isso, é importante prevenir a sua repetição, com as seguintes medidas:
- Manter o tronco direito sempre que estiver a comer, sobretudo as crianças e os idosos.
- Mastigar os alimentos várias vezes e devagar.
- Se tem problemas de deglutição, fale com o seu médico assistente que, caso seja necessário, pode dar novas recomendações a nível de alimentação ou de medicação ou encaminhá-lo para um especialista da fala ou de deglutição.
- Não consumir álcool e drogas.
- Não fumar ou usar produtos à base de nicotina.
- Cuidar bem da sua saúde oral.
Cleveland Clinic, novembro de 2021
Mayo Clinic, novembro de 2021
Penn Medicine, novembro de 2021