Paracetamol vs. ibuprofeno:

quais as diferenças e quando usar
Dor
Gripes e constipações
Prevenção e bem-estar
3 mins leitura

O paracetamol e o ibuprofeno são ambos medicamentos frequentemente utilizados. Mas em que situações devemos usar um ou outro? Conheça a resposta aqui.

O paracetamol e o ibuprofeno são medicamentos utilizados no alívio sintomático em várias situações clínicas e, dependendo da dose, podem ser comprados sem receita médica. Ambos podem estar indicados no alívio da dor, por exemplo, no entanto, isso não significa que seja indiferente optar por um ou por outro. A sua forma de atuação no nosso organismo não é igual e há situações em que o paracetamol pode ser mais adequado que o ibuprofeno e vice-versa.



O que é o paracetamol?

O paracetamol é um medicamento analgésico (alivia a dor) e antipirético (reduz a febre).

Este medicamento existe em várias dosagens e também combinado com outros analgésicos, anti-inflamatórios ou como componente de medicamentos para as gripes e constipações.

Habitualmente, é de toma oral e demora até 1h a fazer efeito. Existe também sob a forma de suspensão oral (xarope infantil), supositórios e administração endovenosa.

 

Sabia que...

A toma de paracetamol em doses superiores às recomendadas tem efeitos adversos graves.

 

O que é o ibuprofeno?

O ibuprofeno faz parte dos medicamentos anti-inflamatórios não esteroides e é utilizado para o alívio da dor e da inflamação. Devido ao seu efeito anti-inflamatório pode ser recomendado, por exemplo, em casos de artrite ou de dores menstruais.

Idealmente, deve ser tomada a dose mais baixa possível que garanta a sua eficácia no tratamento pretendido, nunca excedendo a dose máxima recomendada.

 

Atenção!

Tome sempre o paracetamol e o ibuprofeno consoante as indicações do seu médico assistente, respeitando a dosagem recomendada.

 

Em que casos tomar paracetamol ou ibuprofeno

Em geral, em casos de dor ligeira, o paracetamol é o fármaco recomendado em primeira linha. Quando a dor estiver associada a inflamação, o ibuprofeno pode ser a primeira opção, de acordo com a patologia associada do doente. Nalgumas situações, os dois medicamentos podem ser tomados em conjunto, sempre respeitando as dosagens recomendadas.

É importante que fale com o seu médico assistente antes de iniciar a toma de medicamentos não sujeitos a receita médica, sobretudo se está grávida ou tem problemas de coração, rins ou fígado. O paracetamol pode ser tomado pela maioria das pessoas de forma segura, incluindo grávidas e mulheres a amamentar, respeitando a prescrição médica.

 

Algumas situações em que o ibuprofeno pode estar indicado incluem:

  • Dor de costas ou no pescoço
  • Dor de ouvidos
  • Dores menstruais
  • Entorses e distensões musculares
  • Sinusite
  • Dor de dentes

 

E para as crianças?

Nas crianças, tanto o ibuprofeno como o paracetamol podem ser utilizados para o controlo da dor ou da febre. Fale com o pediatra assistente para saber qual o medicamento mais eficaz e qual a dose indicada.

 

Quem não deve tomar

Para pessoas com problemas de rins, hipertensão arterial ou úlcera péptica, o ibuprofeno pode não ser a opção mais indicada, uma vez que o medicamento é metabolizado por estes órgãos.

O paracetamol é metabolizado pelo fígado e, por isso, para as pessoas com problemas hepáticos pode não estar recomendada a sua toma.

 

Atenção!

O paracetamol pode fazer parte da composição de vários tipos de medicamentos, como, por exemplo, os da tosse ou das constipações. Por isso, é importante que, caso esteja a tomar mais do que um medicamento ao mesmo tempo, esteja atento para que a dose recomendada não seja ultrapassada.

 

Interações com outros medicamentos

Tanto o ibuprofeno como o paracetamol podem interagir com outros medicamentos. É importante que informe o seu médico assistente ou farmacêutico acerca dos medicamentos que está a tomar, sobretudo se toma medicamentos para a coagulação do sangue.

Fontes:

Cleveland Clinic, maio de 2022

National Health Service, maio de 2022

WebMD, maio de 2022

Publicado a 02/12/2022