Coronavírus: tempo em superfícies e objetos

COVID-19
Gripes e constipações
Prevenção e bem-estar
2 mins leitura

A principal forma de contágio é o contacto próximo com pessoas contaminadas, mas o novo coronavírus também se transmite através de objetos e superfícies.

O coronavírus em superfícies e objetos também pode ser uma fonte de contágio. De acordo com um novo estudo do National Institutes of Health, publicado no The New England Journal of Medicine, o vírus pode permanecer até dias em algumas superfícies, como é o caso do plástico e do aço inoxidável. Ainda não é claro como é que o vírus se comporta em superfícies mais porosas, como a roupa.

Estes resultados reforçam a ideia de que a COVID-19 pode ser contraída, não apenas através do ar - onde as partículas podem permanecer até cerca de três horas -, mas também após o toque de algumas superfícies e objetos.

Esta informação corrobora o facto de o novo coronavírus permanecer em objetos - como dinheiro, maçanetas, telemóveis e telefones fixos, comandos de TV ou ar condicionado, botões de elevadores, máquinas de Multibanco e corrimões - que podem ser um veículo de contágio.

O mesmo estudo indicam que o novo coronavírus pode ser inativado em cerca de um minuto ao desinfetar estas superfícies com álcool 62-71% ou com lixívia.

 

Veja o vídeo e saiba mais sobre os cuidados a ter com objetos e superfícies.



Publicado a 19/03/2020