Preparar a chegada de um irmão

Bebés e crianças
Gravidez
3 mins leitura

Nem todas as crianças aceitam da mesma forma a chegada de um irmão. Fique a saber o que deve fazer para ajudar o seu filho a lidar com esta fase de adaptação.

A chegada de um irmão é um acontecimento que altera a rotina da família, podendo gerar ansiedade nos pais e, sobretudo, na criança que, até então, era filha única. Existem comportamentos expectáveis, normais e transitórios nesta fase de adaptação da criança que não devem ser condenados e que podem ser minimizados através de algumas medidas que valorizem a criança e que mostrem as vantagens desta ser crescida. Estes comportamentos são, por exemplo, a regressão na autonomia (por exemplo, voltar a usar fraldas, chucha, biberão, ter uma linguagem mais infantil), os ciúmes, as birras ou outras atitudes que visam chamar a atenção.

 

Estratégias de como preparar a chegada de um irmão

Existem estratégias que os pais devem pôr em prática e que ajudam a criança a adaptar-se à nova realidade:

 

  1. Explicar: A chegada de um irmão deve ser sempre explicada desde a gravidez, aproveitando as mudanças corporais da mãe para introduzir o tema. Os pais podem recorrer a jogos, livros ou imagens no computador.

 

  1. Promover o contacto com bebés: É importante a criança contactar com bebés durante a gravidez da mãe, de forma a familiarizar-se com o pequeno novo membro da família que está para chegar.

 

  1. Envolver: A criança deve ser envolvida nas tarefas de preparação para a chegada do irmão de modo a sentir-se útil - por exemplo, ajudar na escolha do nome ou na decoração do quarto.

 

  1. Reforçar que o amor é inalterável: Os pais devem reforçar, antes e após o nascimento do bebé, que gostam muito da criança e que o amor deles por ela não vai diminuir.

 

  1. Momentos exclusivos: Após o nascimento do bebé, é inevitável a alteração de rotinas. No entanto, é importante que os pais tentem manter atividades que previamente realizavam com a criança e terem momentos a sós com ela (por exemplo, brincar no jardim, ler-lhe uma história).

 

  1. Participar nas tarefas: Há que dar à criança responsabilidades e permitir que ajude nos cuidados do irmão, de acordo com as suas capacidades, ou seja: deixar pegar no bebé ao colo em segurança, participar no banho ou na muda da fralda, entre outros.

 

Atenção!

Se as alterações no comportamento da criança persistirem ao longo do tempo, os pais devem aconselhar-se com o pediatra da criança.

Publicado a 06/06/2014