Primavera: prevenir as alergias ao pólen
Espirros, tosse, comichão. Se é este o cenário que quer evitar nesta primavera, há várias estratégias que o vão ajudar a prevenir uma crise de alergia ao pólen.
Com os dias mais quentes, as árvores, ervas daninhas e gramíneas ("fenos") libertam pólenes para o ar. Isto faz com que quem sofre de alergias se debata com um agravamento dos seus sintomas, sobretudo entre o final de março e setembro, especialmente nos dias quentes, húmidos e ventosos. Mas há estratégias que pode adotar para minimizar estes sintomas e as crises alérgicas.
10 estratégias para prevenir as alergias ao pólen
- Limite o tempo que passa ao ar livre, especialmente de manhã - quando a concentração de pólen no ar é maior - e quando estiver mais vento.
- Aplique vaselina em redor das narinas para evitar a entrada do pólen.
- Tome duche e lave o cabelo antes de se deitar.
- Prefira produtos de limpeza naturais, como vinagre ou bicarbonato de sódio (químicos fortes podem irritar o nariz e agravar os sintomas) e aspire o pó da casa com frequência.
- Não tenha flores dentro de casa.
- Ao planear viagens escolha alturas do ano e destinos livres de pólenes aos quais é alérgico. Preferencialmente passe os tempos livres junto ao mar, na praia, evitando zonas arborizadas.
- Evite manter os animais domésticos dentro de casa.
- Evite ambientes fechados, com fumo de tabaco e poluídos.
- Consulte o boletim polínico da região, disponível no site da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica.
- Siga os conselhos do seu médico assistente especialista em imunoalergologia para a prevenção e o tratamento eficaz das alergias.
Sabia que...
A chuva "limpa" os alergénios que se encontram no ar.
Soluções farmacológicas contras as alergias
Fale com o seu médico assistente sobre:
Os seus medicamentos habituais
É importante que tenha em casa os medicamentos que habitualmente toma quando tem crises alérgicas. Estar pronto permitir-lhe-á "atacar" o problema assim que surgir.
Medicamentos preventivos
O seu médico assistente pode aconselhá-lo a tomar medicamentos antialérgicos antes de surgirem os pólenes, de forma a evitar sintomas significativos.
Vacinas antialérgicas
Existem vacinas antialérgicas eficazes, que podem fazer parte de um tratamento de base, individualizado, prolongado (pode durar vários meses ou anos) e eficaz. Cada vacina contém uma pequena quantidade do pólen a que o paciente é alérgico, permitindo que o seu organismo desenvolva defesas específicas contra esse pólen.
Sabia que...
Os pólenes são os principais alergénios do ambiente exterior e a alergia sazonal mais comum.