Sintomas de cancro do pâncreas que não devem ser ignorados
Inicialmente silencioso, os sintomas de cancro do pâncreas só se costumam manifestar quando este já está numa fase mais avançada. Aprenda a detetá-los.
Causado por um crescimento anormal e descontrolado das células no pâncreas, muitas vezes, o cancro do pâncreas é detetado quando já está num estado avançado e, consequente, mais difícil de tratar. Nas fases iniciais não costuma apresentar sintomas; estes só tendem a surgir quando o cancro já cresceu para fora do pâncreas e se começa a espalhar pelo nosso corpo. Contudo, a severidade destes sintomas é diferente de caso para caso. Conhecê-los e estar atento ao seu eventual aparecimento é fundamental para um diagnóstico o mais precoce possível do cancro do pâncreas.
Os primeiros sintomas de cancro do pâncreas
Devido à localização do pâncreas no nosso corpo, entre os sintomas de cancro do pâncreas incluem-se:
Icterícia
Muitas pessoas com cancro do pâncreas desenvolvem icterícia como um dos primeiros sintomas.
À medida que o cancro do pâncreas bloqueia a libertação de bilirrubina (uma substância produzida pelo nosso fígado) para o intestino, os composto da bílis acumulam-se no sangue. Como resultado, a nossa pele e olhos ficam amarelos. Esse bloqueio também provoca urina escura (cor acastanhada), fezes mais claras (também podem ficar mais gordurosas e leves, flutuando) e comichão (pela acumulação de bilirrubina na pele).
Contudo, é importante ter em consideração que há outros problemas de saúde que podem estar na origem da icterícia, como cálculos biliares e hepatite.
Dor abdominal e/ou de costas
O cancro do pâncreas pode provocar dor na zona superior do abdómen que irradia para as costas. A dor pode aparecer e desaparecer. Isto pode acontecer porque, à medida que cresce, o cancro pode começar a pressionar outros órgãos. Este também se pode espalhar para os nervos que envolvem o pâncreas, provocando dores nas costas.
Inchaço abdominal
Algumas pessoas com cancro do pâncreas podem ter a sensação de saciedade precoce às refeições ou um inchaço abdominal desconfortável.
Náuseas e vómitos
Se o cancro pressionar uma parte do estômago pode dificultar a passagem dos alimentos, o que por sua vez pode causar náuseas, vómitos e dor que tende a piorar depois de comer.
De um modo geral, os sintomas manifestam-se mais cedo nos cancros que surgem na cabeça do pâncreas do que naqueles que aparecem no corpo ou cauda deste órgão.
Outros sintomas: à medida que o cancro cresce
Ao crescer e espalhar-se, o cancro do pâncreas pode afetar todo o corpo. Alguns dos sintomas resultantes dessa situação podem passar por:
- Perda de peso
- Perda de apetite
- Elevados níveis de açúcar no sangue. Algumas pessoas com cancro do pâncreas podem desenvolver diabetes, pois o cancro prejudica a capacidade de o pâncreas produzir insulina. Isto porque destrói as células que produzem esta hormona. Alguns dos sintomas da diabetes são sensação de fome e sede e necessidade de urinar com frequência.
Quando consultar o seu médico assistente
Ter um ou mais destes sintomas não significa que tenha cancro do pâncreas. Na verdade, é muito provável que sejam causados por outros problemas de saúde. Ainda assim, se apresenta estes sintomas, é importante que seja avaliado pelo seu médico assistente para que a causa seja identificada e tratada, caso seja necessário.