Vaporização endoscópica: tratamento do aumento da próstata

+65
Saúde do homem
4 mins leitura

A vaporização endoscópica - Rezum - é uma técnica inovadora que usa energia térmica libertada pelo vapor de água para tratar a Hiperplasia Benigna da Próstata.

A próstata é uma pequena glândula do homem, do tamanho e forma de uma noz. Situa-se abaixo da bexiga, entre esta e o pavimento pélvico, ou seja acima da área entre o ânus e os testículos. A próstata produz um líquido branco e fluído que faz parte do esperma (sémen), essencial para que os espermatozoides possam desempenhar a sua função.

 

A Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP) ocorre quando o volume da próstata aumenta. Esta doença é mais frequente a partir dos 50 anos: afeta cerca de 40% dos homens aos 50 anos e cerca de 90% aos 90 anos.

Metade dos homens pode apresentar sintomas relacionados com a doença. Esses sintomas devem ser avaliados por um médico urologista que, se necessário, pode prescrever medicação para alívio da sintomatologia.

 

Os limites da medicação para a Hiperplasia Benigna da Próstata

A medicação utilizada (alfa-bloqueantes) no tratamento da Hiperplasia Benigna da Próstata permite dilatar a uretra e facilita o esvaziamento da bexiga. Contudo, numa elevada percentagem dos doentes há ejaculação retrógrada, ou seja, no momento da ejaculação, grande parte do sémen passa para a bexiga em vez de sair normalmente pela uretra.

Em alguns doentes, estes medicamentos também podem causar uma baixa da tensão arterial, por vezes mal tolerada, assim como obstrução nasal.

Uma parte destes doentes acaba por deixar de responder à medicação ao fim de algum tempo. Nesses casos, é necessária a intervenção cirúrgica, para equilíbrio da situação e para evitar descompensação da bexiga e retenção urinária.

 

A cirurgia no tratamento da Hiperplasia Benigna da Próstata

Quando a próstata é muito volumosa, é necessária uma cirurgia clássica aberta, com uma pequena incisão infraumbilical, ou uma cirurgia por laparoscopia.

Nas próstatas de médio volume pode ser feita uma Ressecção Endoscópica Transuretral da próstata ou pode ser utilizado um laser com vaporização do tecido ou enucleação (remoção de uma massa por inteiro).

Todas estas técnicas implicam anestesia e internamento do doente. Existe também uma grande probabilidade de ocorrer ejaculação retrógrada.

 

Rezum: vaporização endoscópica prostática

Em 2015 surge nos Estados Unidos da América uma nova técnica não cirúrgica - o Rezum. O mecanismo utilizado é à base de vapor de água, em que existe um controlo da temperatura e pressão, que vai fazer uma eliminação e reabsorção do tecido da hiperplasia pelo próprio organismo. A destruição do tecido prostático que causa a obstrução urinária dá origem a um espaço no interior da próstata, o que permite a passagem da urina, sem impedimentos.

Este procedimento minimamente invasivo, aplicado em casos selecionados, é tão eficaz no tratamento da Hiperplasia Benigna da Próstata como os métodos clássicos convencionais, mas sem os seus inconvenientes. Além disso, este método preserva totalmente a função sexual e urinária do doente.

 

A Vaporização Endoscópica Prostática (Rezum) é realizada em regime de ambulatório, sem necessidade de internamento, e tem cerca de 15 minutos de duração. É feita com recurso a anestesia local e uma sedação ligeira, sendo que o doente tem alta três horas depois.

A taxa de ejaculação retrógrada é inferior a 4%, o que é uma mais valia em doentes mais jovens. Outra vantagem desta técnica é que pode ser aplicada também a doentes que não têm condições clínicas ou anestésicas para as cirurgias clássicas.

 

Os resultados da Vaporização Endoscópica Prostática (Rezum)

Este processo é progressivo e demora em média até três meses (consoante o volume da próstata) para se obter resultados. Mas, regra geral, ao fim de duas semanas o doente começa logo a notar melhorias.

Após a realização do procedimento, os doentes podem, progressivamente, deixar de tomar a medicação - o que os alivia dos efeitos secundários da mesma, nomeadamente a disfunção erétil.

 

Este tratamento vem proporcionar uma melhor qualidade de vida, não só pela restauração da função sexual, mas também pela diminuição da frequência urinária e alívio das queixas associadas.

 

Sinais de alerta a que deve estar a tento

Se costuma ter sensação de não esvaziar a bexiga, dificuldade em urinar, vontade súbita de urinar ou mesmo se acorda durante a noite com vontade de o fazer, deve consultar um médico urologista.

Não se esqueça que, a partir dos 50 anos, é essencial vigiar a sua próstata!

Publicado a 21/01/2022