Para podermos ajudá-lo, diga-nos o que procura.
(Fale agora)
Pesquisa
Introduza 3 ou mais caracteres

As arritmias são alterações do ritmo cardíaco e podem corresponder a um ritmo cardíaco demasiado rápido (taquicardia), demasiado lento (bradicardia) ou irregular.

Na Consulta de Arritmologia é efectuada a avaliação e tratamento de doentes com arritmias, realizada por cardiologistas especializados na área da Eletrofisiologia Cardíaca.

Esta consulta é especificamente direcionada para a avaliação de doentes com arritmias como:

  • Fibrilhação auricular
  • Extra-sístoles
  • Taquicardia supraventricular
  • Bloqueios aurículo-ventriculares
  • Síncope de causa indeterminada
  • Doenças congénitas do sistema eléctrico cardíaco com risco de morte súbita (Síndrome de Wolff-Parkinson-White, Brugada, QT longo e outras canalopatias)

No âmbito da consulta são explicados os diversos tratamentos disponíveis em cada caso, que podem incluir medicação ou opções terapêuticas não farmacológicas como a Ablação por cateter ou o implante de dispositivos (pacemakers, desfibrilhadores implantáveis ou sistemas de ressincronização ventricular).

O questionário médico e a observação em consulta são o primeiro passo para o diagnóstico de uma possível arritmia e para a identificação da sua potencial causa.

Os passos seguintes incluem a realização de alguns exames como um simples eletrocardiograma ou a necessidade de monitorizar o ritmo cardíaco de modo permanente durante 24 horas (monitorização de Holter), ou até mesmo durante um período de tempo mais alargado e que pode atingir algumas semanas (monitorização com detetor de eventos).

É natural que seja pedida uma ecografia ao coração (ecocardiograma) para verificar se existem alterações no funcionamento do músculo ou das válvulas.

Em casos especiais poderá haver necessidade de realizar exames mais sofisticados que exigem internamento, ainda que de muito curta duração, como é o caso de um procedimento diagnóstico efetuado sob anestesia local que designamos por estudo eletrofisiológico.