Consulta Avaliação Cardiovascular Pós-Covid
Consulta direcionada para a avaliação cardiovascular e eventual consequente acompanhamento do doente em contexto pós-COVID-19.
Porquê uma consulta avaliação cardiovascular pós-COVID?
No contexto pandémico recente, muitas foram as pessoas atingidas pelo vírus, algumas com condição cardíaca pré-existente e por isso de maior risco, e muitas sem cardiopatias anteriores conhecidas e que manifestam consequências cardiovasculares a longo prazo e que condicionam a sua qualidade de vida.
A COVID-19 é uma infeção viral que pode resultar numa inflamação sistémica grave e também numa síndroma respiratória aguda grave, sendo que ambas as condições podem condicionar grandes efeitos no Coração. Os pacientes que apresentam fatores de risco cardiovascular como diabetes, hipertensão arterial, obesidade e idade avançada, indivíduos do sexo masculino, para além dos pacientes com doença cardiovascular e cerebrovascular conhecida, foram identificados como sendo grupos particularmente vulneráveis, com taxas crescentes de morbilidade e mortalidade quando infetados por este vírus.
O retorno a atividades diárias habituais, e ou atividade física deve acontecer após avaliação clínica, sobretudo na presença de sequelas cardiovasculares ou outras co-morbilidades.
Relativamente à abordagem médica e diagnóstica destes doentes deve sempre ter em linha de conta a opção criteriosa dos diferentes meios complementares de diagnóstico.
Exames neste contexto:
- ECG simples
- Monitorização ECG com Holter e/ou Registo de Eventos
- Ecocardiograma
- Ressonância magnética
- Prova de Esforço