O fígado gordo, ou esteatose hepática, representa a acumulação de gordura nas células do fígado, um órgão essencial para o funcionamento da organismo. A doença provocada pela esteatose hepática designa-se Fígado Gordo Não Alcoólico.

Trata-se de uma doença prevalente, que afeta cerca de 25% da população adulta, e está frequentemente associada à diabetes, hipertensão arterial, aumento dos níveis de colesterol e excesso de peso ou obesidade.

Apesar de ser silenciosa, quando não controlada atempadamente, pode causar inflamação do fígado, e, nos casos mais graves, evoluir para fibrose e cirrose. O diagnóstico e intervenção precoces são essenciais para evitar a progressão para as formas mais graves da doença.

Recorrendo à utilização dos métodos mais avançados de diagnóstico e terapêutica, o objetivo desta Consulta é o aconselhamento, diagnóstico, vigilância e tratamento personalizado, de acordo com as necessidades de cada paciente.


A Consulta Fígado Gordo - Gastrenterologia, articula-se com uma equipa multidisciplinar, de forma a obter um atempado e adequado controlo das com comorbilidades associadas à doença.

Fazem também parte desta equipa multidisciplinar as seguintes especialidades:

  • Medicina Geral e Familiar
  • Endocrinologia
  • Nutrição