A consulta de Fisiatria de Intervenção destina-se à avaliação e tratamento de doentes com patologia do foro musculosquelético ou neurológico que beneficiem em realizar técnicas infiltrativas ou outras intervenções médicas. Estas intervenções constituem muitas vezes um complemento ao restante programa de tratamento de Medicina Física e de Reabilitação e visam otimizar e acelerar o processo de reabilitação do doente, nomeadamente o controlo da dor.
Sempre que pertinente as intervenções infiltrativas são realizadas sob guia imagiológico, habitualmente ecografia, o que permite visualizar as estruturas a tratar, potenciando a eficácia e a segurança da intervenção.
Os fármacos ou produtos a infiltrar dependem da situação clínica, podendo incluir: anestésicos locais, corticoides, toxina botulínica, ácido hialurónico (viscosuplementação), colagénio, plasma rico em plaquetas (PRP), anti-inflamatórios, relaxantes musculares, entre outros.
As intervenções são realizadas por médico fisiatra com especialização nesta área e a realização da técnica pressupõe sempre uma avaliação médica prévia no contexto da consulta.
Dependendo da situação clínica e funcional do doente, o médico poderá também complementar o tratamento com outras modalidades terapêuticas, nomeadamente modalidades de fisioterapia, terapia ocupacional, tratamento farmacológico, ortóteses ou outros produtos de apoio.