Consulta Psiquiatria Gravidez e Pós-parto

Esta consulta destina-se a mulheres na fase de vida que vai desde o planeamento da gravidez até aos primeiros anos após o parto (situações de infertilidade e de perda gestacional também são abrangidas). A consulta pode estender-se à díade mãe-bebé, ao outro elemento do casal e/ou a outros familiares. 

 

O período perinatal representa uma fase da vida da mulher, física e emocionalmente exigente, que envolve desafios a vários níveis. Pressupõe a adaptação a um novo papel, a integração emocional de todas as alterações a que se está sujeito, a gestão do equilíbrio entre resultados e expetativas no cuidar do bebe, na parentalidade e na vida conjugal e familiar. É um período de mudança e de grandes adaptações que pode condicionar sentimentos de insegurança, medo e dúvida. Uma visão idealizada deste período da vida da mulher e do casal, frequentemente explorada socialmente e nos media, contribui também para sentimentos de vergonha, de culpa e de desapontamento perante emoções negativas (tristeza, depressão, irritabilidade, ansiedade), vivências de sobrecarga e de dificuldade/incapacidade em cuidar, tendo como consequência o adiamento na procura de ajuda e a vivência do sofrimento emocional em segredo.

 

A incidência de perturbação mental aumenta durante o período perinatal. Perturbações de ansiedade e/ou depressão são frequentes, ocorrendo em 1 de cada 5 mulheres. A intervenção precoce com cuidados específicos e de suporte e a disponibilização de informação útil pode evitar o desenvolvimento de problemas de saude mental e a detecção precoce e o tratamento de patologia psiquiátrica neste período é fundamental pois tem um impacto positivo na saúde da mulher, na relação mãe-bebé, no desenvolvimento da criança e na vida familiar. Sempre que possível e indicado privilegia-se uma abordagem conservadora e não medicamentosa.

 

Pela importância de uma abordagem multidisciplinar, a articulação com outras valências clinicas, nomeadamente a psicologia, ginecologia-obstetrícia e a pediatria, é frequente.