Prova de Esforço Cardiorrespiratória (ergometria)
A Prova de Esforço Cardiorrespiratória (ergometria) é um teste de esforço máximo que se realiza numa bicicleta estática (só precisa conseguir pedalar, não necessita saber andar de bicicleta) ou num tapete rolante.
Este exame avalia o comportamento conjunto do coração, da circulação, dos pulmões, do oxigénio e dos músculos enquanto faz exercício físico.
Para que serve?
Nem sempre o estudo das funções respiratória e cardíaca, feitos em repouso, permitem fazer o diagnóstico.
Este teste permite identificar a causa do cansaço, da falta de ar, da incapacidade de realizar as atividades do dia a dia. Avalia também asma de esforço, o risco de complicações de algumas cirurgias e a eficácia de alguns tratamentos. Auxilia a definir um treino de exercício personalizado.
É necessária preparação?
Existem indicações que deve conhecer:
- Vista roupa confortável
- Calce sapatos confortáveis
- Tome a medicação habitual
- Evite fumar e beber café nas 4 horas prévias
- Ingira uma refeição ligeira
- Traga os seus exames médicos
Quanto tempo demora?
A duração total da Prova de Esforço Cardiorrespiratória (ergometria) poderá ser entre 45 a 60 minutos. O tempo de esforço depende da sua capacidade.
Como se realiza a Prova de Esforço Cardiorrespiratória (ergometria)?
O exame inicia-se com uma avaliação médica e exames ainda em repouso - espirometria (para medir a capacidade de expelir o ar dos pulmões) e colheita de sangue arterial (para verificar o nível de oxigénio).
Para além de uma simples colheita de sangue arterial, não há outras intervenções que causem dor. Durante o exame pode falar com a equipa apesar de ter a máscara.
O nível de esforço vai sendo crescente, terminando quando atingir o seu máximo ou por indicação médica se houver alguma alteração significativa. Estará sempre acompanhado pela equipa clínica.
Durante o exame avaliam-se os seus sintomas e faz-se uma monitorização rigorosa do comportamento do coração e dos pulmões. Mede-se a tensão arterial e faz-se o eletrocardiograma contínuo - como na prova de esforço cardíaca.
Avalia-se a respiração e as trocas gasosas através de uma máscara colocada na cara.
Onde se realiza?
No laboratório de função pulmonar, na presença do pneumologista e do técnico cardiopneumologista, com equipamento especializado.