João Maia Silva
Dermatologista no Centro de Dermatologia do Hospital CUF Descobertas e na Clínica CUF alvalade
Dermatologista do Centro de Estudos da Pele do Hospital CUF Descobertas (estudo do cancro da pele, nomeadamente novas técnicas de diagnóstico não invasivas (microscopia confocal in vivo) e novas terapêuticas não cirúrgicas)
Coordenador da Unidade de Cirurgia Dermatológica do Serviço de Dermatologia do Hospital de Santa Maria, Lisboa
Dermatologista da Consulta Multidisciplinar de Melanoma Maligno do Hospital de Santa Maria, Lisboa
Consulta de Psoríase (estudo de factores preditivos que permitam individualizar as terapêuticas orais e biológicas)
Doutoramento em Dermatologia e Venereologia - Faculdade de Medicina de Lisboa
Doutoramento em Biologie et Santé - Université Picardie Jules Verne (Amiens, France)
Especialidade em Dermatologia e Venereologia - Clínica Universitária de Dermatologia, Hospital de Santa Maria, Lisboa
Licenciatura em Medicina – Faculdade de Medicina de Lisboa
Membro de Direcção da Associação Portuguesa do Cancro Cutâneo (APCC)
Sócio da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia, da European Academy of Dermatology and Venereology e da American Academy of DermatologY
Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian; Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT); Programa Pessoa FCT-Égide; Pauilf (Programa de acções universitárias integradas luso-francesas); Bolsa Lilly para a Investigação Médica; e Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia
Louvor da Organização das Nações Unidas (ONU) pelo desempenho médico no decorrer de missão humanitária em Timor Leste
Professor Convidado de Dermatologia e Venereologia e de Fisiopatologia do Mestrado Integrado de Medicina da Faculdade de Medicina de Lisboa e do Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica do Instituto Superior Técnico (IST).
Efectuou estágios no Laboratoire de Photobiologie, Muséum National d'Histoire Naturelle (Paris, France), no Centre de Recherche sur la Peau, Hôpital Saint Louis (Paris, France) e no Radiation Laboratory, University of Notre Dame (Notre Dame, USA).
Publicou mais de 30 artigos científicos sobre o tratamento e prevenção do cancro da pele. Desde 1997 que participa em projectos de investigação na utilização de lasers e da terapêutica fotodinâmica (PDT) no tratamento de doenças da pele. Em 2001, contribuiu para a introdução em Portugal de novo tratamento para o cancro da pele, a PDT com metilaminolevulinato. Participa em ensaios clínicos na área da psoríase no estudo dos mecanismos implicados na sua patogénese e no desenvolvimento de novas terapêuticas biológicas.