Luís Delgado
Actualmente director do Serviço e Laboratório de Imunologia, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. O Serviço tem estado envolvido na formação pré-graduada (ensino de Imunologia aos cursos de Medicina e Ciências da Nutrição da Universidade do Porto), ensino pós-graduado (Imunologia laboratorial a internos da especialidade de Imunoalergologia e Patologia Clínica) e investigação. No serviço também funciona o Laboratório Imunologia para apoio diagnóstico ao Hospital S.João, no Porto
Desde 1991 - É especialista em Imunoalergologia, graduado em Chefe de Serviço, e colaborador do Serviço de Imunoalergologia do Hospital S.João, no Porto
Luís Delgado é Professor Associado, com agregação, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Director, Serviço e Laboratório de Imunologia, na mesma Faculdade.
Desde 2003 - Professor Associado, agregado, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
1996 - Doutorou-se em Medicina (Imunologia) na Universidade do Porto
1978 - Licenciou-se em Medicina
É, presentemente, International Fellow da American Academy of Allergy, Asthma & Immunology e, em 2004-20099, membro do seu Sports Medicine Committee.
2003-2011 - Foi membro do Executive Committee da EAACI, a maior associação Europeia de sociedades científicas na área da Alergologia e Imunologia Clínica, integrando a sua direcção (Board of Officers) como Vice President, Education & Specialty entre 2007 e 2011.
2000-2002 - Participou na fundação e coordenou o Interest Group on Allergy, Asthma & Sports da European Academy of Allergology and Clinical Immunology (EAACI)
1999-2007 - Foi membro da direcção da SPAIC, a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (ocupou os cargos de Secretário Geral e Vice-Presidente)
As suas principais áreas de investigação clínica são as doenças pulmonares intersticiais e ocupacionais, alergia a fármacos (toxidermias), a alergia ocular e a alergia e asma na prática desportiva.
É co-autor de três livros, dez capítulos em livros médicos e mais de uma centena de artigos de investigação clínica e científica.