My CUF

Condições de utilização

Termos de Utilização My CUF

A plataforma My CUF (doravante, “My CUF”) foi criada, pertence e é gerida pela CUF – Serviços de Saúde, Administrativos e Operacionais, ACE com sede na Avenida do Forte, N 3, Edifício Suécia III - Piso 2, em Carnaxide, pessoa coletiva número 507601866, (doravante designada “CUF”), em nome e por conta das diferentes Unidades de saúde CUF (pode consultar uma lista aqui), regendo-se a adesão ao My CUF, o seu acesso e utilização pelos seus utilizadores (doravante, “Utilizadores”) por estes Termos de Utilização.

 

Aceitação dos Termos de Utilização

O utilizador do Site (“Utilizador”) reconhece que ao utilizar o My CUF está a aceitar estes Termos de Utilização, bem como a Política de Privacidade e de Cookies My CUF.

Estes Termos de Utilização são complementados, em tudo o que não estiver previsto neste documento, pelos Termos de Utilização do Site CUF. Em caso de contradição, incoerência ou desconformidade entre estes Termos de Utilização e qualquer um dos documentos referidos, deverão prevalecer as regras e condições aqui definidas.

 

Alteração dos Termos de Utilização

As Unidades de saúde CUF reservam-se o direito de, a qualquer momento, sem necessidade de aviso prévio e com efeitos imediatos, alterar, adicionar, atualizar ou eliminar, parcial ou totalmente, os presentes Termos de Utilização.

O Utilizador deve consultar periodicamente a página destes Termos de Utilização para confirmar se foram efetuadas quaisquer atualizações ou alterações. Caso não concorde com alguma das regras de utilização, não deve utilizar o My CUF.

Em caso de qualquer alteração das condições de utilização que afete substancialmente os seus direitos e obrigações, as Unidades de saúde CUF notificá-lo-ão de tais alterações, recorrendo aos meios mais adequados ao seu dispor para o efeito.

 

O que é o My CUF?

O My CUF consiste numa área reservada do website www.cuf.pt ou, alternativamente, numa app para dispositivos móveis, através da qual os clientes podem interagir com a CUF.

O My CUF permitirá aos Utilizadores acederem a um conjunto de funcionalidades relacionadas com os atos médicos e demais serviços realizados pelos próprios, por menores de 16 anos relativamente a quem detenham as responsabilidades parentais e por maiores de 16 anos que em si tenham delegado a gestão da sua conta My CUF, nas diversas Unidades de saúde da CUF, que podem ser consultadas através do seguinte link: https://www.cuf.pt/hospitais-e-clinicas

 

Como aderir?

Sempre que manifeste a vontade de marcar uma consulta ou exame numa das Unidades de saúde CUF, poderá fazer a referida marcação através do My CUF, criando uma conta de Utilizador, se ainda não a tiver.

Assim, caso contacte a CUF através do website o sentido de realizar uma marcação, será remetido para a aplicação do My CUF, que poderá descarregar para um dispositivo móvel através da loja de aplicações (a aplicação é gratuita e pode ser encontrada na Play Store para dispositivos Android, na App Store para dispositivos iOS e na AppGallery para dispositivos Huawei), a partir da qual pode fazer a adesão ao My CUF.

Caso o utilizador tenha criado a conta My CUF antes de dezembro de 2020, quando ainda não existia a opção de digitalização do Cartão de Cidadão ou a utilização da Chave Móvel Digital, é possível que não esteja confirmada devido à ausência de mecanismos automáticos de verificação de identidade. No entanto, estas contas podem ficar confirmadas caso o utilizador realize uma nova adesão online, recorrendo às opções de verificação automática de identidade, ou comparecer pessoalmente num balcão de uma unidade CUF.

 

Fazer uma adesão através da aplicação My CUF

Existem duas formas para se registar no My CUF: através da Chave Móvel Digital ou da digitalização do Cartão do Cidadão.

A criação de um registo através da Chave Móvel Digital permitirá fazer uma conta de forma simples e rápida. A Chave móvel Digital irá recolher os seguintes dados de identificação pessoal:

  • Nome Próprio;

  • Apelido;

  • Nome Completo;

  • Identificação Civil;

  • Data de validade do documento de identificação;

  • Data de Nascimento;

  • Identificação Fiscal;

  • Identificação no Serviço Nacional Saúde;

  • Nacionalidade;

  • Código da Nacionalidade;

  • Sexo;

  • Indicativo do Telefone Móvel;

  • Número do Telefone Móvel;

  • Número de Telemóvel;

  • Correio Electrónico;

Caso faça o registo através da digitalização do Cartão do Cidadão, necessita digitalizar o Cartão do Cidadão através da câmara do seu dispositivo. A imagem relativa à digitalização do Cartão do Cidadão não é gravada, mas recolhe os seguintes dados de identificação pessoal:

  • Nome completo;

  • Número do Cartão de Cidadão;

  • Data de nascimento;

  • Sexo;

  • Número de Identificação Fiscal (NIF);

  • Número SNS;

  • Código MRZ;

Adicionalmente a ambas as formas de registo, será solicitada a introdução manual de dados de contacto (e-mail, morada e telemóvel). Nesse momento, o sistema verificará se é maior de 16 anos de idade. Caso contrário, o processo interrompe-se aqui, não podendo marcar qualquer consulta ou exame nem criar uma conta My CUF.

A partir desse momento, receberá uma SMS com um código de verificação de forma a validar o número de telefone, que permitirá efetuar o registo da sua password.

Após a criação da password, serão apresentados ao utilizador os presentes Termos de Utilização e a Política de Privacidade e de Cookies My CUF.

 

Fazer uma adesão através de uma Unidade saúde CUF

Caso tenha criado uma conta através de uma Unidade de saúde CUF, irá receber uma password temporária de forma a completar a sua adesão ao My CUF.

Caso atualmente o utilizador ainda tenha uma conta My CUF por confirmar e queira aceder à totalidade das funcionalidades do My CUF, dispõe de duas formas para atualizar o acesso a todas as funcionalidades:

1. O Utilizador pode deslocar-se a uma unidade de saúde CUF e atualizar a Ativação Presencial da sua conta My CUF. Assim, logo que o Utilizador se desloque a uma Unidade de saúde CUF, mediante solicitação do Utilizador ou por sugestão do operador da receção, devidamente aceite pelo Utilizador, será realizada a Ativação Presencial da sua conta.

2. Efetuar um novo onboarding através da Chave Móvel Digital ou Digitalização do Cartão de cidadão, no site do My CUF ou através da aplicação mobile, de forma a validar a identificação do Utilizador de forma automática.

Nesse contexto, caso opte pela atualização numa unidade de saúde CUF, o operador da receção identifica o Utilizador através do Número de Identificação Fiscal (NIF) do seu Cartão de Cidadão Português, no caso dos cidadãos estrangeiros, será validado o NIF português, documento de identificação estrangeiro ou passaporte. De seguida, atualiza o estado da conta do Utilizador para facultar o acesso completo ao My CUF, no sistema operativo.

Caso atualize a conta My CUF através da Digitalização do Cartão de Cidadão Português ou da Chave Móvel Digital associada a um Cartão Cidadão Português e existindo coincidência entre as informações previamente fornecidas e aquelas disponibilizadas presencialmente, o Utilizador adquire acesso à totalidade das funcionalidades da plataforma My CUF.

Note-se que, para poder criar a conta My CUF, o Utilizador deve ter controlo sobre a conta de e-mail indicada no processo de adesão online e presencial. Este processo permite fidelizar a conta de e-mail indicada. A alteração de um endereço de e-mail implica a eliminação da conta anterior e a criação de uma nova conta, seguindo os dois possíveis processos indicados anteriormente.

 

Funcionalidades Disponíveis para utilizadores com contas por confirmar

  • Marcar consultas e exames;

  • Consultar a agenda das marcações futuras efetuadas online;

  • Contactar a CUF através do Formulário de Contactos;

  • Consultar os tempos de espera do Atendimento Permanente das Unidades de saúde CUF mais próximas;

  • Alterar dados de contacto (morada e telefone), preferências de comunicação e a password, bem como os dados pessoais dos menores de 16 anos relativamente a quem detenha as responsabilidades parentais;

  • Consultar informação relativa a Tratamento de Dados Pessoais, bem como Política de Privacidade e Cookies.

  • Utilizar o Avaliador de Sintomas;

 

Funcionalidades Disponíveis para utilizadores com contas confirmadas

Através da plataforma My CUF, os seus Utilizadores podem realizar variadas ações relacionadas com os atos médicos e demais serviços realizados por si, por menores de 16 anos relativamente a quem detenham as responsabilidades parentais e por maiores de 16 anos que em si tenham delegado a gestão da sua conta My CUF, nas diversas Unidades de saúde CUF.

Essas funcionalidades incluem:

  • Marcar consultas presenciais, teleconsultas e exames. Aí poderá especificar qual a Unidade de saúde CUF onde pretende que o ato seja realizado, quem é o beneficiário do ato, qual o seu subsistema ou seguro de saúde, identificar o tipo de consulta ou exame e o médico da sua preferência;

  • Consultar a agenda das marcações futuras;

  • Consultar o histórico de atividade com as Unidades de saúde CUF dos últimos três anos;

  • Consultar e partilhar resultados de exames de: Imagiologia, Patologia Clínica, Cardiologia, Gastrenterologia (que tenham sido realizados a partir de 18 de março de 2015, incluindo os relatórios dos exames e, em certos casos, as imagens respectivas, ou link que permita aceder a essas imagens através de um subcontratante para o efeito) e exames de várias especialidades. Por questões técnicas alguns exames poderão não estar no My CUF. sendo este um visualizador, é possível que alguns exames não fiquem visíveis.

  • Consultar as receitas médicas prescritas por um médico das Unidades de saúde CUF;

  • Consultar e fazer download de faturas liquidadas e por liquidar;

  • Consultar e obter declarações de presença nas Unidades de saúde CUF;

  • Fazer a admissão (check-in) nas unidades antes das cons

  • Consultas, exames e outros atos. É possível fazer Check-in 30 minutos antes e até 15 minutos depois da hora marcada;

  • Possibilidade guardar a informação das formas de pagamento na Carteira My CUF;

  • Efetuar pagamentos de faturas por Multibanco, Carteira My CUF (Cartão de Crédito/Débito) ou MB WAY;

  • Utilizar o Avaliador de Sintomas;

  • Consultar os tempos de espera do Atendimento Permanente, Atendimento Médico Não Programado e consultas sem marcação das Unidades de saúde CUF;

  • Caso realize exames e análises no âmbito da Medicina no Trabalho numa das Unidades de saúde da CUF, os resultados desses exames e análises serão, também eles, disponibilizados no My CUF;

  • Pesquisar e gerir os seus médicos favoritos CUF;

  • Contactar a CUF através do Formulário de Contactos;

  • Alterar dados de contacto (morada e telefone), preferências de comunicação e a password, bem como os dados pessoais dos menores de 16 anos relativamente a quem detenha as responsabilidades parentais;

  • Consultar informação relativa a Tratamento de Dados Pessoais, bem como Política de Privacidade e Cookies.

 

Menores de 16 anos

A titularidade de uma conta My CUF é reservada a quem tenha mais de 16 anos de idade aquando do seu registo. A introdução de uma data de nascimento no processo de adesão ao My CUF que revele que o Utilizador é menor de 16 anos não permite ao Utilizador avançar com a criação da conta My CUF.

Todavia, é possível aos maiores de 16 anos, titulares de uma conta My CUF, que sejam titulares das responsabilidades parentais de um menor de 16 anos, associar esse menor à sua conta My CUF.

Para o efeito, o Utilizador é convidado a preencher um formulário com os dados pessoais do menor de 16 anos, podendo, a partir desse momento, marcar consultas e exames para o menor de 16 anos em qualquer Unidade de saúde CUF, bem como consultar as consultas e exames agendados no My CUF.

De seguida, quando se desloque a uma das Unidades de saúde CUF será solicitado ao Utilizador, pelo operador da recepção da Unidade, que faça prova da titularidade das responsabilidades parentais do menor, através da apresentação do documento idóneo para o efeito. A partir desse momento, o Utilizador poderá gozar de todas as restantes funcionalidades do My CUF no que ao menor de 16 anos diz respeito, podendo, nomeadamente, consultar e partilhar os resultados dos seus exames, bem como consultar as receitas médicas prescritas por um médico das Unidades de saúde CUF.

O acesso pelo Utilizador às informações do menor de 16 anos na plataforma My CUF cessa automaticamente na data em que o menor atinja os 16 anos de idade.

 

Gestão da Conta My CUF por terceiros/Ligação de Contas

Todos os utilizadores maiores de 16 anos que tenham completado o processo de Ativação Presencial ou adesão online via Chave Móvel Digital ou Digitalização de Cartão de Cidadão

(“Utilizador cedente”) têm a faculdade de conceder o acesso e gestão da sua conta My CUF a um terceiro da sua confiança. Esse terceiro (“Utilizador cessionário”) será, também ele, titular de uma conta My CUF cujo processo de Ativação Presencial ou Digital esteja concluído, não se encontrando a sua conta, por seu turno, a ser gerida por um terceiro. O terceiro não pode, também, ser já o Utilizador cessionário de outros utilizadores My CUF, nem ter descendentes associados à sua conta. A permissão facultada permite o acesso a todas as funcionalidades da conta do utilizador cedente.

Para o efeito, o Utilizador cedente dirige um convite ao Utilizador cessionário para gerir a sua conta My CUF, sendo tal convite enviado para a conta My CUF do Utilizador cessionário.

O Utilizador cessionário é, então, notificado do convite através da plataforma My CUF, o qual poderá aceitar expressamente – assumindo um compromisso de confidencialidade relativamente ao tratamento dos dados pessoais do Utilizador cedente – ou rejeitar. O Utilizador cedente é notificado, pelos mesmos meios, da aceitação ou rejeição do convite.

A aceitação do convite do Utilizador cedente pode ser retirada a qualquer momento pelo Utilizador cessionário. A partir do momento dessa retirada, o Utilizador cessionário perde completamente, em tempo real, o acesso à conta do Utilizador cedente. Este último é alertado para a retirada da aceitação do convite através de notificação na plataforma My CUF.

Cada Utilizador do My CUF não pode ser Utilizador cessionário, em simultâneo, de mais de 15 contas My CUF.

 

Como cancelar a conta My CUF?

É possível cancelar a conta presencialmente numa das Unidades de saúde CUF, ou através do formulário de contacto selecionando o assunto "Apoio My CUF".

 

Regras de Utilização do My CUF

A utilização do My CUF está sujeita ao cumprimento das seguintes regras:

  • Não utilize o My CUF para enviar ou disponibilizar qualquer conteúdo ilegal, falso, enganoso, ameaçador, maldoso, abusivo, difamatório, injurioso, invasivo da privacidade, racial, ética ou moralmente condenável, prejudicial ou atentatório da dignidade das pessoas ou prejudicial para menores, ou ainda que possa afetar negativamente a imagem da CUF e das Unidades de saúde CUF;

  • Não utilize o My CUF para enviar ou disponibilizar informação ou conteúdos que pertencem a terceiros e que não tem o direito de utilizar, como, por exemplo, conteúdos protegidos por direito de autor de terceiros ou conteúdos que contenham dados pessoais de terceiros.

  • Por favor, faça uma utilização responsável do agendamento de consultas. A CUF reserva-se no direito de tomar as medidas que entender necessárias à correta gestão da plataforma.

 

Dados Pessoais

A utilização do My CUF implica, necessariamente, o tratamento de dados pessoais dos Utilizadores e de terceiros, nomeadamente dos menores de 16 anos relativamente a quem os Utilizadores detenham responsabilidades parentais e decidam associar à sua conta My CUF e dos cedentes sobre os quais tenha gestão haja gestão de conta My CUF.

O integral respeito pela sua privacidade é muito importante para a CUF e para as Unidades de saúde CUF. Assim, aquelas apenas tratarão dados pessoais na estrita medida do necessário para prestar os serviços contratados pelos Utilizadores, mediante o seu consentimento, para o cumprimento de obrigações legais ou para a prossecução de outros fins legítimos.

No momento de registo da conta My CUF, através da Digitalização do Cartão de Cidadão a CUF não armazena imagens, sendo os seguintes dados lidos e recolhidos através da Chave Móvel Digital e automaticamente armazenados na Base de dados:

  • Nome Próprio;

  • Apelido;

  • Nome Completo;

  • Identificação Civil;

  • Data de validade do documento de identificação;

  • Data de Nascimento;

  • Identificação Fiscal;

  • Identificação no Serviço Nacional Saúde;

  • Nacionalidade;

  • Código da Nacionalidade;

  • Sexo;

  • Indicativo do Telefone Móvel;

  • Número do Telefone Móvel;

  • Número de Telemóvel;

  • Correio Electrónico;

  • Código MRZ;

Adicionalmente a ambas as formas de registo, será solicitada a introdução manual dos seguintes dados de contacto:

  • Morada;
  • Nº Telefone
  • Email

Para consultar os termos de tratamento dos seus dados pessoais, consulte a Política de Privacidade e Cookies My CUF.

 

Responsabilidade e garantias

O My CUF foi desenvolvido pela CUF a pensar nos interesses dos seus clientes, com o objetivo de proporcionar uma maior proximidade dos mesmos aos nossos profissionais e uma desburocratização na prestação de cuidados de saúde. No entanto, não podemos garantir que o My CUF ou qualquer funcionalidade disponível no mesmo vá de encontro a quaisquer necessidades e expectativas que tenha ou que sirva os seus fins específicos.

A CUF ou as suas unidades de saúde CUF não serão responsáveis por erros que possam ocorrer devido a irregularidades do sistema, falha (temporária ou permanente) do My CUF, das aplicações ou de outras ferramentas. A CUF ou as unidades de saúde CUF não se responsabilizarão por quaisquer danos resultantes da utilização indevida ou da impossibilidade de utilização do My CUF.

O Utilizador reconhece que a utilização que faça do My CUF é por sua conta e risco, sendo o único responsável por qualquer dano causado ao seu sistema e/ou equipamento informático ou por outros danos ou prejuízos, incluindo perda ou danificação de dados, que resultem da utilização dos materiais, conteúdos ou informações obtidas, por qualquer forma, através do My CUF.

O Utilizador deve estar ciente dos riscos que uma autorização para gestão da sua conta My CUF por um terceiro implica. A CUF ou as Unidades de saúde CUF não poderão ser responsabilizadas pelos danos causados por uma gestão dolosa ou negligente de um terceiro da sua conta My CUF.

 

Links para sites de terceiros

O My CUF poderá disponibilizar links para páginas de outras entidades. Estes Sites não pertencem, nem são operados ou controlados pela CUF, pelo que esta não se responsabiliza, aprova ou por qualquer forma apoia ou subscreve o conteúdo desses Sites, nem dos Sites com ele ligados ou neles referidos. O estabelecimento de links não implica, em regra, a existência de relações entre a CUF ou o proprietário ou gestor da página web para a qual o link remeta.

Pelo exposto, a CUF não se responsabiliza pela legalidade, fidedignidade ou qualidade de qualquer conteúdo aí disponibilizado, nem pelo cumprimento das regras legais aplicáveis em relação aos conteúdos ali disponíveis, sendo a utilização destes links da inteira responsabilidade dos Utilizadores.

 

Segurança

A CUF não garante que o My CUF funcione de forma ininterrupta ou seja isento de erros ou falhas.

A CUF faz os seus melhores esforços para que o My CUF não tenha qualquer tipo de vírus ou outros elementos perigosos para o seu computador ou dispositivo móvel. No entanto, uma vez que a CUF não consegue controlar integralmente a circulação de informação através da Internet, não consegue garantir que as mesmas não contêm qualquer tipo de vírus ou outros elementos que possam danificar o seu computador ou dispositivo móvel.

Para garantir a segurança do My CUF, a CUF poderá, a qualquer momento e sem necessidade de aviso prévio, tomar as providências necessárias para garantir a integridade, segurança, continuidade ou qualidade do My CUF, incluindo restrições ou limitações de acesso.

Para obter informação mais detalhada acerca das medidas de segurança adotadas na plataforma My CUF, consulta a Política de Privacidade e de Cookies My CUF.

 

Validade dos Termos de Utilização

Se alguma parte ou disposição dos presentes Termos de Utilização não for executável ou estiver em conflito com a lei aplicável, a validade das restantes partes ou disposições não será afetada.

 

Questões

Se tiver alguma questão sobre os presentes Termos de Utilização, por favor envie-nos o seu pedido de esclarecimento através do formulário de contacto dentro do My CUF ou através do formulário de contacto do site, selecionando o assunto “Apoio My CUF”.

 

Lei aplicável

À gestão, administração, utilização e aplicação dos Termos de Utilização do My CUF é aplicável a lei Portuguesa.

 

Foro competente

Para dirimir todas as questões e litígios que possam surgir, inerentes aos presentes Termos e Condições, é competente em exclusivo o foro da Comarca de Lisboa, com expressa renúncia a qualquer outro.

 

Data da última atualização: Lisboa, 11 de Dezembro de 2023.