A CUF assinala o Dia Mundial da Segurança do Doente
No âmbito do Dia Mundial da Segurança do Doente, 17 de setembro, as Unidades CUF associam-se à Organização Mundial da Saúde e iluminam-se de cor de laranja, simbolizando a importância de “Envolver os doentes para a segurança nos cuidados de saúde”.
O tema está relacionado com o reconhecimento do papel crucial que os doentes, familiares e cuidadores desempenham na segurança dos cuidados de saúde prestados. As evidências mostram que quando os doentes são tratados como parceiros nos seus cuidados, são obtidos ganhos significativos em termos de segurança, satisfação do mesmo e resultados de saúde. Ao tornarem-se membros ativos da equipa de saúde, os doentes podem contribuir para a segurança dos seus cuidados e do sistema de saúde como um todo.
Através do slogan “Elevar a voz dos doentes!”, a Organização Mundial da Saúde apela a todas as partes interessadas para que tomem as medidas necessárias para garantir que os doentes estejam envolvidos e ativos aos seus próprios cuidados.
Os doentes e as famílias/cuidadores devem ser envolvidos em todos os níveis dos cuidados de saúde, desde o consentimento plenamente informado e a tomada de decisões partilhada no local de prestação de cuidados.