Estamos preparados para o Inverno

De forma a garantir resposta às necessidades dos nossos clientes, em particular no Inverno que se avizinha, a CUF reforçou os procedimentos de segurança com um conjunto de medidas baseadas nas melhores práticas nacionais e internacionais, que garantem a proteção adequada de clientes, profissionais e acompanhantes. 


No atual contexto, continua a ser fundamental assegurar a separação de circuitos e o distanciamento entre as pessoas, assim como a identificação precoce de eventuais casos suspeitos.


Face a este enquadramento de pandemia por COVID-19, a CUF adaptou a respetiva oferta de serviços da seguinte forma:

 

  • Testes COVID-19

Na CUF é possível diagnosticar a COVID-19 através da realização dos testes PCR, sendo o acompanhamento dos casos positivos feito através do serviço de teleconsulta. Para além dos testes dignóstico (PCR), é possível realizar testes serológicos na CUF. Saiba mais aqui.

 

  • Teleconsulta

A Teleconsulta encontra-se disponível para a maioria das especialidades e permite diagnóstico e prescrição à distância, garantindo o acompanhamento dos doentes. Este serviço foi reforçado tanto ao nível das especialidades como dos horários, por forma a dar resposta, a todos os doentes, nomeadamente aos que estão em isolamento no domicílio. 
 

  • Teleconsulta do Dia

A CUF lançou também o serviço de Teleconsulta do Dia para adultos a pensar em todos os casos de doença não urgente em que a interação física não seja fundamental. A Teleconsulta do Dia é agendada para o próprio dia, no horário que lhe for mais conveniente, entre as 8h e 22h, 7 dias por semana (incluindo feriados). Brevemente será também disponibilizada a Teleconsulta do Dia de Pediatria.
 

  • Atendimento Permanente

Por forma a poder continuar a dar resposta a todos os doentes que nos procuram, incluindo desde logo os doentes não COVID-19, a rede CUF procedeu a alguns ajustamentos temporários da sua rede de serviços de Atendimento Permanente/Atendimento Médico Não Programado, disponíveis aqui e nas páginas dos Hospitais e Clínicas CUF. 


Os casos considerados suspeitos COVID-19 na rastreio realizada à entrada de todas as unidades de saúde CUF serão encaminhados para um circuito diferenciado. Caso se trate de um Hospital com serviço de Atendimento Permanente de Adultos e/ou Pediátrico, o doente será encaminhado para observação médica e, se o médico considerar necessário, será realizado um teste COVID-19 e o cliente deverá aguardar o resultado em isolamento na sua residência. Caso se trate de um Hospital/Clínica sem Atendimento Permanente, será avaliada a possibilidade de o cliente ser observado por um médico de Medicina de Geral e Familiar ou por um Pediatra, consoante o caso. No caso destes hospitais ou clínicas, o cliente poderá optar ainda por se dirigir ao serviço de Atendimento Permanente CUF mais próximo, fazer uma teleconsulta ou contactar a Saúde 24.