Medicamentos Biológicos com comparticipação
Os Hospitais CUF Tejo, Cascais, Santarém e Sintra, bem como a Clínica CUF Almada, tornaram-se Centros Prescritores de Medicamentos Biológicos para doença de Crohn e colite ulcerosa.
A candidatura como Centros Prescritores foi validada pela Direção-Geral da Saúde, após decisão do Ministério da Saúde que determinou que os medicamentos biológicos para as doenças inflamatórias do intestino, como a doença de Crohn e a colite ulcerosa, passam a ser comparticipados pelo Estado, quando são prescritos pelos gastrenterologistas do setor privado de saúde.
Até agora, apenas os gastrenterologistas do Serviço Nacional de Saúde podiam prescrever estes medicamentos, uma situação que foi alterada com uma portaria do Ministério da Saúde, que determina que os fármacos biológicos destinados ao tratamento de doenças autoimunes gastroenterológicas passam a beneficiar de um único regime excecional de comparticipação, à semelhança do que já ocorria nas áreas da dermatologia e reumatologia.
Esta medida vai permitir haver um melhor e maior acesso destes doentes aos tratamentos, que resultam quase sempre num melhor prognóstico.