Deteção Precoce para Cancro do Pulmão em Sintra

Programa contribui para detetar atempadamente cancro do pulmão

Em colaboração com as equipas das Unidades de Cancro do Pulmão da CUF Oncologia de Lisboa, Porto, Coimbra e Viseu, o Hospital CUF Sintra passou a disponibilizar o Programa de Deteção Precoce de Cancro do Pulmão aos seus clientes.

 

Este programa é direcionado a populações com elevado risco de desenvolver cancro do pulmão, nomeadamente, adultos fumadores de longa duração e ex-fumadores, entre os 50 e os 75 anos de idade. É também um programa assistencial muito direcionado à mulher, uma vez que os estudos mais recentes apontam para um crescimento do consumo de tabaco por parte das mulheres nas últimas décadas e, também, sugerem que as mulheres fumadoras apresentam maior risco de desenvolver cancro do pulmão, comparando com o homem fumador. O mesmo se verifica nas mulheres não fumadoras, que apresentam risco acrescido de cancro do pulmão em relação aos homens. 

O cancro do pulmão é uma das principais causas de morte oncológica, em parte resultante do diagnóstico tardio por ausência de sintomas em fases iniciais da doença. A deteção precoce, isto é, o diagnóstico da doença em indivíduos sem sintomas é, por isso, fundamental, dado que pode proporcionar uma terapêutica curativa e atempada, e melhorar a sobrevivência. 

O Programa de Deteção Precoce de Cancro do Pulmão consiste na avaliação anual em consulta, associada à realização de uma Tomografia Computorizada (TC) do tórax de baixa dose. É ainda um momento de melhoria potencial dos fatores de risco para esta doença e de promoção da saúde respiratória, podendo ser uma porta de entrada para um programa de cessação tabágica. No mesmo dia, o cliente realiza a consulta e os exames necessários, recebendo os resultados em poucos dias com indicação dos próximos passos. No caso de serem encontrados nódulos suspeitos, a melhor proposta terapêutica para cada pessoa é estabelecida em reunião multidisciplinar.

No Hospital CUF Sintra, a Consulta de Deteção Precoce de Cancro do Pulmão ficará a cargo de Tiago Abreu e Daniela Cardoso, pneumologistas, contando com o apoio imagiológico, na leitura das TC tórax de baixa dose, de especialistas de referência em Imagiologia Torácica.