Perguntas frequentes
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Perguntas Frequentes
01. Como posso saber o valor de co-pagamento de um exame/consulta?
Para saber o valor do co-pagamento de um exame/consulta deve entrar em contacto com a sua seguradora/subsistema.
02. Tenho uma fatura em dívida, como posso pagar?
Pode aceder à sua fatura através do My CUF, se tiver uma conta com acesso completo às funcionalidade, através do menu “Faturas”. No separador “Por pagar” pode visualizar as suas faturas em falta. Pode efetuar o pagamento por MB Way, Cartão de Crédito ou Referência Multibanco.
Se ainda não tem uma conta My CUF saiba como aderir no separador de perguntas destinado ao mesmo, com destaque para o facto de que apenas se tiver perfil completo de acesso é que poderá consultar as suas faturas.
Se recebeu uma fatura em casa, deve proceder ao seu pagamento conforme indicação na própria fatura, através da Referência Multibanco indicada.
Como alternativa, pode deslocar-se à unidade de saúde CUF onde a fatura foi emitida, tirar uma senha de pagamentos num quiosque e proceder ao pagamento numa das nossas receções.
03. Como posso entender melhor os dados da minha fatura?
As faturas das unidades de saúde CUF podem ser compostas por diversos itens. Aceda pelo menu “Clientes e Acompanhantes” à página “A sua fatura” através do botão "Faturas", onde encontrará um exemplo de uma fatura com o detalhe dos diversos itens que a compõem.
Para aceder diretamente à página “A sua fatura” clique aqui.
04. Recebi uma fatura relativa a uma consulta/exame/cirurgia realizada na CUF e tenho dúvidas. O que devo fazer?
Pode esclarecer as suas dúvidas acerca de faturas, contactando-nos através do formulário de contacto que se encontra no final da página e coloque o assunto “Dúvidas de faturas recebidas”.
Será posteriormente contactado pelas nossas equipas por email ou telefone com a maior brevidade possível.
Para aceder diretamente à página Contactos clique aqui.
05. Perdi a minha fatura, como posso voltar a ter acesso à mesma?
Pode aceder à sua fatura através do My CUF, se tiver uma conta com acesso completo às funcionalidade, através do menu “Faturas”. No separador “Pagas” tem disponível a lista de todas as faturas pagas na rede CUF. Ao clicar sobre a fatura pretendida, a mesma é exibida no seu ecrã. Pode guardar no seu dispositivo e/ ou partilhá-la.
Se ainda não tem uma conta My CUF saiba como aderir no separador de perguntas destinado ao mesmo, com destaque para o facto de que apenas se tiver perfil completo de acesso é que poderá consultar as suas faturas.
Como alternativa, pode contactar a unidade através da linha geral de contacto, selecionar a opção “Faturação” e solicitar uma segunda via de fatura. Esta segunda via é enviada para o seu endereço de e-mail ou por correio para a morada da sua ficha de cliente. Pode ainda dirigir-se à Unidade CUF e solicitar uma segunda via da fatura.
06. Qual o prazo de vencimento das faturas da CUF?
O pagamento dos clientes finais (a quem é prestado o serviço) é feito a pronto pagamento, ou seja, o prazo de vencimento da fatura é a data da sua emissão.
07. Fiz uma cirurgia na CUF e ainda não recebi a fatura. Como posso perceber porque ainda não foi enviada ou confirmar se já está disponível para pagamento?
Ainda não recebeu a sua fatura porque possivelmente a faturação da sua cirurgia ainda não foi encerrada. Solicitamos que aguarde pela receção da mesma até ao prazo máximo de 1 mês. Pode sempre confirmar se a fatura já está disponível através da consulta da sua conta na App My CUF.
08. O valor final da fatura da minha cirurgia é superior ao valor indicativo cirúrgico (estimativa) que me foi fornecida. O que pode ter causado esta diferença? Como posso esclarecer o assunto?
Para que o possamos ajudar a esclarecer as suas dúvidas, solicitamos que preencha o formulário disponível no seguinte link, selecionando a opção “Dúvidas de fatura recebidas” em “Assunto".
09. Fiz uma consulta de seguimento da minha cirurgia e agora recebi a fatura. A consulta pós-cirúrgica não está incluída no meu pacote?
Não. As consultas pós-cirúrgicas não estão incluídas no pacote da cirurgia e serão cobradas como consultas normais (caso tenha seguro/subsistema será cobrada de acordo com o co-pagamento habitual para consultas de especialidade).
10. Fui a uma consulta na CUF e paguei no check-out. No entanto, recebi agora uma nova fatura relativa a atos adicionais decorrentes dessa mesma consulta. De que se trata? Como posso confirmar e regularizar a minha dívida?
No decorrer das consultas podem existir atos adicionais solicitados pelo seu médico que não estão englobados no valor inicial (por exemplo exames complementares). Estes atos são, depois, faturados à parte. Pode também acontecer que estes atos adicionais não sejam comparticipados pela sua seguradora/subsistema. Sugerimos que confirme a comparticipação dos atos em questão junto da sua e seguradora ou subsistema de saúde.
11. Já paguei a minha cirurgia/consulta/exame mas continuo a receber faturas. O que se passa? Como devo proceder?
Deve validar a sua situação contactando telefonicamente o seu Hospital ou Clínica CUF e selecionando a opção “Faturação”, de forma a confirmar se se trata da faturação de um ato adicional. No caso de se tratar do episódio já pago, deve solicitar a respetiva regularização telefonicamente pela mesma linha ou presencialmente no seu Hospital ou Clínica CUF.
12. No decorrer de uma cirurgia/internamento realizada na CUF tenho um montante para reembolso, já recebi a fatura final mas ainda não me enviaram o reembolso. O que devo fazer?
Se ainda não foi processado o seu IBAN poderá não estar corretamente registado no nosso sistema. Deverá ser entretanto contactado pelos nossos serviços centrais para resolver a situação, mas caso pretenda agilizar o processo, pode preencher o formulário disponível no seguinte link, selecionando a opção “Dúvidas de fatura recebidas” em “Assunto”, para que possamos proceder à resolução do tema o mais rapidamente possível.
13. Recebi uma fatura sem comparticipação do meu seguro/subsistema. Porque faturaram assim? Como posso retificar?
Esta situação pode acontecer por diferentes motivos:
1. O seu seguro/subsistema pode não estar a ser considerado na faturação do ato - se recebeu uma fatura sem a devida comparticipação, confirme no documento se está a ser considerado o seu seguro. Se não estiver, verifique as observações da sua fatura e siga as instruções descritas. Caso não contenha nenhuma informação na fatura, dirija-se ao seu Hospital ou Clínica CUF para que a fatura possa ser corrigida.
2. O seu seguro/subsistema pode não comparticipar o ato em questão. Por favor confirme se a sua apólice contempla o mesmo ato.
14. Tenho uma cirurgia agendada na CUF. Tenho de deixar algum adiantamento no dia da cirurgia? Qual o valor deste adiantamento?
O adiantamento necessário para a sua cirurgia ser-lhe-á comunicado, previamente à sua cirurgia, pelo seu Gestor de Cliente Cirúrgico. Este montante será calculado de acordo com o estado do seu processo e mediante o Valor Indicativo Cirúrgico estimado para a sua intervenção.