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My CUF
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01. Como adiro ao My CUF?

01. Como adiro ao My CUF?
Adesão Online através da aplicação My CUF

Caso faça uma adesão online, tem duas formas para o fazer:

  1. Adesão a partir da web, através deste link, onde é possível efetuar a adesão através da Chave Móvel Digital (associada a um número de telefone Português e a um Cartão de Cidadão Português);
  2. Adesão a partir do telefone, para a qual necessita de descarregar a aplicação My CUF na store do seu dispositivo móvel (a aplicação é gratuita e está disponível na Play Store, App Store e AppGallery). Após descarregar a aplicação deve selecionar a opção "É novo/a no My CUF? Junte-se a nós!" e seguir as indicações no ecrã. Pode optar pela criação de conta através da Digitalização do Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital (associada a um número de telefone Português e a um Cartão de Cidadão Português).
    • Após finalizar o processo de adesão, vai receber um SMS com um código de verificação. Ao entrar, terá de validar a conta e definir uma nova palavra-passe.

Após a definição da nova palavra-passe já tem acesso ao My CUF.

             Adesão Presencial num Hospital ou Clínica CUF
  1. Num Hospital ou Clínica CUF, pode solicitar a adesão ao My CUF no balcão.
  2. O administrativo da recepção do Hospital ou Clínica CUF irá necessitar de validar a sua identidade.
  3. Depois de criar a conta, receberá um e-mail com uma palavra-passe provisória, que deverá utilizar no primeiro acesso. Após a sua utilização, terá de definir uma nova palavra-passe.
  4. Após a definir a nova palavra-passe, já terá acesso ao My CUF

02. Como consigo atualizar o estado da minha conta My CUF?

02. Como consigo atualizar o estado da minha conta My CUF?

Caso tenha criado a sua conta My CUF antes de dezembro de 2020, quando ainda não existia a opção de digitalização do Cartão de Cidadão ou a utilização da Chave Móvel Digital, é possível que a sua conta ainda não esteja confirmada devido à ausência de mecanismos automáticos de verificação de identidade. No entanto, estas contas podem ficar confirmadas caso faça uma nova adesão online, recorrendo às opções de verificação automática de identidade, ou comparecendo pessoalmente junto de uma receção de um Hospital ou Clínica CUF.

As contas por confirmar têm um acesso limitado às funcionalidades do My CUF até à validação da sua identidade, permitindo-lhe apenas marcar consultas e exames, visualizar histórico de marcações realizadas online, associar descendentes com o mesmo acesso e utilizar o Avaliador de Sintomas.

03. Como consigo aceder ao meu recibo após pagamento da fatura?

03. Como consigo aceder ao meu recibo após pagamento da fatura?

Caso a fatura disponível no seu My CUF não seja uma fatura recibo e se necessitar do recibo, pode solicitá-lo através do My CUF ao clicar no botão "Enviar uma mensagem" no menu Perfil, depois selecionar a opção "Entre em Contacto" escolher o assunto "Dúvidas de faturas recebidas" e escrever a sua mensagem.

04. Como é que vejo o histórico do meu descendente?

04. Como é que vejo o histórico do meu descendente?

O histórico dos descendentes fica disponível no menu Atividade. Para visualizar de forma mais detalhada, necessita de filtrar pelos perfis que se encontram no canto superior direito do seu ecrã e selecionar o pretendido.

05. Como posso aceder às funcionalidades do My CUF para os meus descendentes?

05. Como posso aceder às funcionalidades do My CUF para os meus descendentes?

As funcionalidades dos seus descendentes estão disponíveis, como se fossem as suas. No início de um processo de marcação, é-lhe questionado para quem pretende agendar o ato. Caso queira visualizar a atividade de apenas um elemento do seu agregado familiar, basta aceder ao menu Atividade e selecionar o nome do elemento em questão no campo superior direito.

06. Como posso alterar dados no My CUF? Que dados posso alterar?

06. Como posso alterar dados no My CUF? Que dados posso alterar?

Pode proceder à alteração dos dados de comunicação, morada, telemóvel e telefone e e-mail de contacto. Não pode alterar o e-mail de acesso ao My CUF, assim como os dados pessoais de identificação, por questões de segurança e proteção de dados. Estas alterações só poderão ser feitas presencialmente num Hospital ou Clínica CUF, perante a confirmação da sua identidade.

Para alterar os seus dados basta aceder ao Perfil e selecionar Dados Pessoais.

07. Como posso alterar o meu e-mail de acesso ao My CUF?

07. Como posso alterar o meu e-mail de acesso ao My CUF?

O e-mail é o identificador da sua conta My CUF. Uma vez que o My CUF disponibiliza dados pessoais e de saúde, por questões de segurança e proteção de dados, é necessário proceder-se ao cancelamento da conta existente e fazer uma nova adesão.

É possível cancelar a conta presencialmente num Hospital ou Clínica CUF ou através do formulário de contacto, que se encontra no menu “Clientes e Acompanhantes”, na página “Contacte-nos”, referindo o assunto “My CUF”.

08. Como posso confirmar a data de uma consulta ou exame marcado?

08. Como posso confirmar a data de uma consulta ou exame marcado?

Na página inicial do My CUF estão disponíveis as suas próximas marcações.

Poderá consultar também as suas marcações no menu Atividade, onde tem a informação de todas as próximas marcações, e adicionar à sua agenda.

09. Como posso consultar os resultados ou imagens dos meus exames?

09. Como posso consultar os resultados ou imagens dos meus exames?

Pode consultar de duas formas alternativas:

  • Na secção 'Atividade', sob o separador 'Marcações', poderá encontrar todas as suas consultas/exames, organizadas cronologicamente. Contudo, para visualizar a imagem do seu exame, deve clicar no separador 'Relatórios e Exames'. De seguida, selecione o exame que pretende visualizar e, ao clicar, abrirá um relatório que contém um link, localizado no final da página, para aceder à imagem do exame. Para visualizar essa informação, precisará inserir o seu utilizador, sendo que a palavra-passe será o número do seu Cartão de Cidadão.
  • Na secção "Atividade", no separador "Documentos", pode filtrar por tipo de documento e selecionar "Resultado de exame”. Desta forma, terá um acesso rápido e simples a todos os resultados desejados.

10. Como posso registar os meus descendentes no My CUF para ter acesso ao seu histórico?

10. Como posso registar os meus descendentes no My CUF para ter acesso ao seu histórico?

Se não estiver num Hospital ou Clínica CUF

  • Para adicionar o seu descendente à sua lista de agregado basta aceder ao seu "Perfil". Nessa área, deverá selecionar a opção "Gestão do Agregado" e posteriormente "Adicionar um elemento". Depois de preencher a informação do seu descendente basta "Guardar" a informação.
  • Inicialmente, apenas terá acesso às marcações que realizou online. De forma a ter acesso a mais informações, necessita de validar a sua identidade e a do seu descendente. Após a validação da identidade, todas as funcionalidades vão ficar disponíveis. Para efetuar a validação deverá dirigir-se à receção  de um Hospital ou Clínica CUF.
  • Para validar as identidades,  necessita de apresentar o seu documento de identificação e dos descendentes, garantindo assim a segurança e confidencialidade dos dados do seu descendente.

Se estiver num Hospital ou Clínica CUF

  • Solicite no balcão a associação do seu descendente à sua conta My CUF, mediante a apresentação do seu documento de identificação e do seu descendente. A partir deste momento, tem acesso a todas as funcionalidades do My CUF do seu descendente

Nota: de acordo com a CNPD, apenas podem ser registados descendentes com menos de 16 anos.

11. Esqueci-me dos dados de acesso ao My CUF.

11. Esqueci-me dos dados de acesso ao My CUF.

Pode não conseguir aceder ao My CUF porque se esqueceu do nome de utilizador ou da palavra-passe.

  • Se não se recordar da sua palavra-passe, deve clicar em "Esqueceu-se da palavra-passe?" na página de login do My CUF. 
  • No caso de não se recordar do nome de utilizador, note que à partida é o e-mail com o qual aderiu ao My CUF. Se continuar sem conseguir realizar o login, contacte-nos preferencialmente pelo formulário de contacto que se encontra na página “Contacte-nos”, selecionando o assunto “My CUF - Apoio”.

A recuperação da palavra-passe pode ocorrer de duas formas:

1. Clientes cuja conta foi criada pelo processo de adesão com validação virtual do Cartão do Cidadão: é-lhes solicitado o utilizador e o NIF sendo posteriormente enviado um código para o número de telemóvel indicado no momento de adesão. Depois de introduzirem esse código, deve ser definida uma nova palavra-passe.

2. Clientes cuja conta foi criada pelo processo de adesão anterior a junho 2020 (ativação num Hospital ou Clínica CUF): é solicitado o utilizador e o NIF para posteriormente ser enviada uma palavra-passe temporária para o e-mail de contacto, que consta na sua ficha de cliente (note que este e-mail pode ser diferente do e-mail de acesso ao My CUF). Após fazer login com essa palavra-passe, deverá definir uma palavra passe nova.

12. Há um erro na minha fatura. O que posso fazer?

12. Há um erro na minha fatura. O que posso fazer?

Pode solicitar esclarecimentos diretamente no My CUF. Basta aceder ao menu Perfil e selecionar o botão "Entre em Contacto", onde poderá escolher a unidade correspondente e o assunto "Dúvidas de faturas recebidas".

16. O que acontece à conta dos meus descendentes quando atingem os 16 anos de idade? Porquê aos 16 anos?

16. O que acontece à conta dos meus descendentes quando atingem os 16 anos de idade? Porquê aos 16 anos?

Quando os seus descendentes atingirem os 16 anos de idade, deixam automaticamente de fazer parte da conta dos pais/tutores.

Nesta altura, o descendente deverá criar uma conta My CUF para si (ver pergunta “Como adiro ao My CUF”).

Uma vez criada e validada a nova conta My CUF, o seu descendente pode solicitar a Gestão de Conta através da funcionalidade de Gestão de Agregado. (ver pergunta “Posso associar à minha conta My CUF outras contas que não dos meus descendentes menores de 16 anos?”).

O limite dos 16 anos foi imposto pela Comissão Nacional de Proteção Dados (CNPD).

17. Para onde são enviados os e-mails de comunicação do My CUF?

17. Para onde são enviados os e-mails de comunicação do My CUF?

Os e-mails de comunicação do My CUF, bem como a restante comunicação da CUF, são enviados para o endereço que se encontra na sua ficha de cliente, indicado para o efeito. Este e-mail não é necessariamente o mesmo de acesso ao My CUF. Caso pretenda, pode atualizar o seu e-mail de contacto no My CUF a qualquer momento, bastando, para isso, aceder ao seu Perfil e selecionar Dados Pessoais.

18. Porque não consigo aderir ao My CUF?

18. Porque não consigo aderir ao My CUF?

Existem dois motivos pelos quais pode não conseguir validar a sua adesão:

  • O NIF indicado no pedido de adesão já está a ser utilizado por outra conta

Se o NIF introduzido já estiver a ser utilizado por outra conta, o My CUF bloqueia a criação de uma nova conta. A conta com o NIF em causa pode ser sua, mas registada com um endereço de e-mail diferente. Nesse caso, e se não se lembrar dos dados de acesso, é necessário proceder-se ao cancelamento da conta existente e fazer uma nova adesão. É possível cancelar a conta presencialmente num Hospital ou Clínica CUF, ou através do formulário de contacto, que se encontra no menu “Clientes e Acompanhantes”, na página “Contacte-nos”, referindo o assunto “My CUF”.

  • O email já está a ser utilizado por outra conta

Se o e-mail que está a inserir já estiver a ser utilizado por outra conta My CUF, não lhe é possível prosseguir, sendo exibido o alerta "O e-mail definido já se encontra registado". Nesse caso, e se não se lembrar dos dados de acesso, é necessário proceder-se ao cancelamento da conta existente e fazer uma nova adesão - para isso, o titular do e-mail poderá solicitar cancelamento da conta presencialmente num Hospital ou Clínica CUF, ou através do formulário de contacto, que se encontra no menu “Clientes e Acompanhantes”, na página “Contacte-nos”, referindo o assunto “My CUF”.

23. Quais as principais funcionalidades do My CUF?

23. Quais as principais funcionalidades do My CUF?

Marcação de consultas e exames;

Possibilidade de cancelamento e remarcação de consultas e exames;

Visualização de marcações futuras, bem como sugestão da próxima atividade (p.ex. admissão, pagamento);

Histórico de atividade, sistematizando num único local toda a informação e documentos associados a determinada consulta e exame como:

  • Resultados de exames: análises, relatórios de gastrenterologia, relatórios, imagens de imagiologia, anatomia patológica, exames de pneumologia e otorrinolaringologia;
  • Requisições de exames;
  • Receitas médicas (e direcionamento para farmácia de serviço mais próximas

Possibilidade de pagamento por Multibanco, Carteira My CUF ou MB WAY;

Alteração de alguns dados pessoais (contactos telefónicos e morada) e dados financeiros (de seguradoras e subsistemas);

Admissão online de consultas e exames;

Possibilidade de utilizar o Avaliador de Sintomas;

Acesso às mesmas funcionalidades na sua conta My CUF para os descendentes até 16 anos* de idade ou maiores de idade cuja conta é gerida;

Acesso a atividade não programada da CUF (Teleconsulta do Dia, Atendimento Permanente, Atendimento Médico Não Programado e Consulta sem marcação), de acordo com a sua localização.
 

*O limite dos 16 anos é imposto pela Comissão Nacional de Proteção Dados (CNPD)

24. Quais os documentos disponíveis no My CUF?

24. Quais os documentos disponíveis no My CUF?

Resultados de exames: análises clínicas, relatórios de gastrenterologia, relatórios e imagens de imagiologia, anatomia patológica, relatórios e imagens de cardiologia, exames de pneumologia e otorrinolaringologia;

Requisições de exames;

Receitas médicas;

Faturas;

Declarações de presença (do próprio).

25. Quais os relatórios de exames disponíveis para download no My CUF?

25. Quais os relatórios de exames disponíveis para download no My CUF?

Resultados de Análises Clínicas;

Relatórios e imagens (a partir de Outubro de 2019) de Imagiologia - exceto no Instituto CUF Porto;

Relatórios de Gastrenterologia (Somente efetuados depois de dia 18 de março de 2015);

Relatórios dos exames de Anatomia Patológica;

Relatórios de Cardiologia;

Relatórios de Pneumologia;

Relatórios de Otorrinolaringologia;

Os relatórios de exames de acidentes de trabalho não estão disponíveis no My CUF.

26. Qual é o meu utilizador?

26. Qual é o meu utilizador?

O seu utilizador é o endereço de e-mail com o qual aderiu ao My CUF

Se aderiu antes de 2016, o seu utilizador pode ser diferente do endereço de e-mail; 

Caso continue sem se lembrar do seu utilizador de acesso ao My CUF, contacte-nos preferencialmente através do formulário de contactos disponível no site cuf.pt, na página “Contacte-nos”, referindo o assunto “My CUF - Apoio".

28. Recebi um e-mail de inibição de acesso ao My CUF, e agora?

28. Recebi um e-mail de inibição de acesso ao My CUF, e agora?

Caso a conta My CUF tenha sido cancelada, poderá fazer novamente o seu registo na aplicação ou contacte-nos preferencialmente através do formulário de contactos disponível no site cuf.pt, na página “Contacte-nos”, referindo o assunto “My CUF - Apoio”.

29. Tanto a Mãe como o Pai podem ter acesso ao My CUF dos filhos? E quando apenas um detém o poder parental?

29. Tanto a Mãe como o Pai podem ter acesso ao My CUF dos filhos? E quando apenas um detém o poder parental?

Sim, tanto a Mãe como o Pai podem ter o mesmo descendente associado à sua conta My CUF. No caso em que um dos pais alegue impossibilidade de acesso do outro por motivos de divórcio/poder parental, devem apresentar um documento legal que justifique essa situação num balcão de atendimento de um Hospital ou Clínica CUF.

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