Aquablação
O que é?
A Aquablação é o mais recente tratamento da Hiperplasia Benigna da Próstata (HPB), baseando-se num jato de água de alta pressão e com uma precisão milimétrica.
Consegue destruir o tecido prostático que comprime a uretra, aliviando totalmente os sintomas obstrutivos do doente causados pela HBP, preservando a função sexual, nomeadamente a ejaculação, assim como a continência urinária.
Vantagens e Benefícios
Durante anos, para resolver este problema, foram usadas técnicas de cirurgia clássica, endoscópica, laparoscópica, a laser, com excisão nomeadamente, com bons resultados.
Contudo em todos estes métodos, entre outros aspetos, há o uso de alguma forma de energia térmica, que acaba por provocar alterações a nível da função sexual, para além da necessidade de alguns dias de internamento.
Metodologia
O procedimento cirúrgico é controlado e realizado por um sistema robótico guiado por ecografia - Aquabeam®. O cirurgião controla todo o procedimento através da ecografia e da imagem visual da cistoscopia em tempo real, planeando o tratamento de forma personalizada e delimitando o tecido prostático a remover pelo robô, de forma automatizada.
A avaliação de todo o tecido prostático a remover é feita inicialmente pelo cirurgião. Transmitida a informação, é depois efetuada a remoção do tecido prostático com apoio de um braço robótico. A Aquablação (Aquablation) é um procedimento rápido e muito seguro.
No final, o doente fica com um cateter na bexiga, que é retirado no dia seguinte, e tem alta após 24 horas de internamento.
Indicações
Os casos ideais são próstatas com volumes superiores a 40 gramas até volumes muito grandes e com lobos médios.
Cuidados a ter
É aconselhável evitar fazer esforços na primeira semana após a operação.
Se toma anticoagulantes deverá parar uns dias antes da intervenção, sempre com indicação do seu médico assistente.