Circuito Rápido de Atendimento Permanente

Telemedicina no serviço de Atendimento Permanente

O que é o Circuito Rápido de Atendimento Permanente?

É um serviço de telemedicina integrado no circuito do Atendimento Permanente de alguns hospitais CUF, que tem como objetivo diminuir o tempo de espera neste serviço. 

Após a triagem realizada no Atendimento Permanente, os clientes com pulseira azul e verde, dentro de parâmetros clínicos pré-definidos, são abordados por um Assistente de Telemedicina que lhes propõe a adesão ao serviço. 

Caso aceitem, são acompanhados pelo Assistente até uma sala dedicada onde são consultados, via videochamada, por um médico CUF e onde será feita a recolha das observações físicas necessárias para o diagnóstico através de um dispositivo médico. O Assistente de Telemedicina fica responsável pela recolha das observações necessárias para o diagnóstico, pela articulação com o médico que se encontra remoto, assim como pela ligação com as equipas locais em caso de necessidade. 

 

Quais os doentes elegíveis para o Circuito Rápido de Atendimento Permanente?

São elegíveis para o Circuito Rápido de Atendimento Permanente os doentes triados como pouco urgentes (pulseira verde) ou não urgente (pulseira azul), de acordo com a Triagem de Manchester e cuja situação clínica permita, previsivelmente, a resolutividade do problema por teleconsulta com teleobservação. 

 

Em que Hospitais é que o Circuito Rápido de Atendimento Permanente está disponível?

Para já, o Circuito Rápido de Atendimento Permanente está disponível no Atendimento Permanente dos seguintes Hospitais CUF:

Hospital CUF Descobertas

Hospital CUF Porto

Hospital CUF Sintra

 

O que é uma teleconsulta com teleobservação?

A teleconsulta com teleobservação é uma consulta médica realizada à distância - através de vídeo, complementada com uma observação física realizada com a ajuda de dispositivos médicos certificados e de última geração.

 

Como funcionam os equipamentos usados para a teleobservação?

Estes equipamentos/dispositivos médicos são certificados e permitem ao médico examinar - tal como na consulta presencial - o coração, os pulmões, a garganta, os ouvidos, a pele, a frequência cardíaca e a temperatura corporal.

Quem faz as teleconsultas com teleobservação?

As teleconsultas com teleobservação são realizadas por médicos especialistas de Medicina Interna e Medicina Geral e Familiar, com experiência na realização de teleconsultas. Estes médicos ligam-se remotamente aos serviços para reforçar a equipa em momentos de maior afluência, ajudando, assim, a diminuir os tempos de espera.

 

 

Quais os principais benefícios da teleconsulta com a teleobservação no Atendimento Permanente?

A realização das teleconsultas com teleobservação permite redução do tempo de permanência na Unidade. Além disso, este circuito é complementar ao circuito presencial. Isto significa que o Cliente nunca perde a sua vez na fila de espera do presencial e será atendido pelo circuito mais rápido. Desta forma o Cliente tem o benefício de estar inscrito em 2 circuitos em simultâneo.

 

É possível fazer exames e terapêutica neste circuito?

Sim, sempre que o médico considerar necessário serão realizados exames complementares de diagnóstico e realizada terapêutica.

 

Posso propor ser incluído diretamente no Circuito Rápido de Atendimento Permanente?

Não, o doente deve ser avaliado para verificar se é elegível para o Circuito Rápido de Atendimento Permanente, e a inclusão depende dessa avaliação, que deve ser realizada pela equipa de saúde responsável.

O valor a pagar é o mesmo do que num Atendimento Permanente convencional?

Sim, o valor a pagar é equivalente ao valor pago por um episódio de Atendimento Permanente. 

 

Se o médico da teleconsulta considerar que o doente tem de ser visto presencialmente, o que acontece?

Se o médico da teleconsulta considerar que precisa de uma observação presencial, é imediatamente encaminhado para observação presencial sem necessidade de voltar ao início do circuito do Atendimento Permanente.