Gamma Knife
O Centro Gamma Knife é uma unidade independente que opera no Hospital CUF Tejo, em Lisboa, e se integra no conceito de Centros de Excelência da CUF.
Dotado do mais avançado equipamento de radiocirurgia estereotáxica - o Gamma Knife Perfexion® - e de um corpo clínico altamente especializado, o Centro Gamma Knife é a única do país exclusivamente vocacionada para o tratamento de lesões intracranianas, benignas e malignas.
Áreas de Atuação:
- Metástases cerebrais únicas ou múltiplas
- Meningiomas
- Neurinoma do acústico
- Nevralgia do trigémio
- Adenoma da hipófise
- Malformações arteriovenosas
Quando comparado com outro tipo de abordagens, as vantagens são múltiplas:
- É um tratamento indolor, realizado numa só sessão
- Sem necessidade de recorrer a anestesia geral
- Taxa de complicações muito reduzida
- Internamento de apenas 1 dia, sem necessidade de cuidados intensivos
- Rápida recuperação clínica, retorno à vida ativa no dia seguinte ao tratamento
- Melhor qualidade de vida, menor impacto psicológico
- Sem tempo de espera
O Centro Gamma Knife trata doentes de todo o país e do estrangeiro, em estreita colaboração com os seus médicos assistentes e outras instituições de saúde.
O tratamento Gamma Knife, também conhecido como radiocirurgia estereotáxica Gamma Knife, é um método não invasivo para tratar lesões no cérebro, cabeça e pescoço. Consiste na aplicação única de uma dose de radiação através de 192 feixes, que se fazem convergir para o território que se pretende tratar, com uma precisão inferior a um milímetro.
Cada um destes feixes, isoladamente, não tem a capacidade de induzir nenhuma alteração nas células. O efeito terapêutico é conseguido apenas quando todos os feixes se encontram nos pontos definidos pela equipa médica, poupando assim as células saudáveis. O tratamento é feito sem qualquer incisão na pele ou caixa craniana e é indolor.
Até à data, mais de 1.500.000 doentes do mundo inteiro foram tratados com a radiocirurgia Gamma Knife.
O tratamento Gamma Knife, também conhecido como radiocirurgia estereotáxica Gamma Knife, é um método não invasivo para tratar lesões no cérebro, cabeça e pescoço. Consiste na aplicação única de uma dose de radiação através de 192 feixes, que se fazem convergir para o território que se pretende tratar, com uma precisão inferior a um milímetro. Cada um destes feixes, isoladamente, não tem a capacidade de induzir nenhuma alteração nas células. O efeito terapêutico, é conseguido apenas quando todos os feixes se encontram nos pontos definidos pela equipa médica, poupando assim as células saudáveis.
O tratamento é feito num único dia, numa só sessão, cujo tempo depende da estratégia definida pela equipa médica, sempre constituída por um neurocirurgião, um radioncologista e um físico.
A radiocirurgia Gamma Knife apresenta várias vantagens e apresenta elevadas taxas de sucesso.
O regresso do doente é imediato, caso não haja outra condição clínica que condicione esse facto. O tempo de internamento é inferior a 24 horas. Esta combinação de vantagens, pouco habitual, determina um elevado grau de aceitação do tratamento com Gamma Knife, tanto na comunidade médica, como na escolha feita pelos próprios doentes.
- Tratamento indolor, realizado numa só sessão
- Sem necessidade de recorrer a anestesia geral
- Taxa de complicações muito reduzida
- Internamento de apenas 1 dia, sem necessidade de cuidados intensivos
- Rápida recuperação clínica, retorno à vida ativa no dia seguinte ao tratamento
- Melhor qualidade de vida, menor impacto psicológico
- Sem tempo de espera
O seu cabelo não se vai alterar após o tratamento. Só no caso da lesão se encontrar localizada muito superficialmente e perto do couro cabeludo é que, eventualmente, poderá existir queda de cabelo numa pequena área, que irá recuperar pouco tempo depois.
O tratamento em si é indolor. Pode sentir uma sensação de pressão durante a colocação do quadro estereotáxico, que se realiza com ajuda de anestesia local.
Nem sempre. Por exemplo, no caso dos neurinomas e meningiomas, o objetivo da radiocirurgia é deter o crescimento tumoral. A lesão, já inativa, reduz o seu volume com o tempo, e a presença de restos é compatível com uma boa qualidade de vida.
Por definição, a radiocirurgia é um tratamento realizado numa única sessão. Pode reiniciar a sua vida com normalidade no dia seguinte, devendo, eventualmente, tomar uma medicação específica durante uns dias.
Poderá ser realizado novo tratamento sobre uma mesma lesão, desde que se aguarde um período de 2-3 anos, já que o efeito da radiocirurgia é prolongado no tempo, mas podem ser tratadas com radiocirurgia outras lesões que apareçam posteriormente, sem necessidade de espera.