SIGIC
O Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia (SIGIC) foi criado na sequência dos programas especiais de combate às listas de espera para cirurgia.
O SIGIC veio regular toda a atividade cirúrgica programada e abarcar todas as etapas do processo de gestão do utente, desde a sua inscrição na lista de espera cirúrgica até à conclusão do processo, após realização da cirurgia.
O SIGIC está centrado nos princípios da transparência dos processos de gestão, da equidade no acesso ao tratamento cirúrgico e da responsabilização, quer dos utentes, quer das instituições, consubstanciados nos seguintes pressupostos:
- Garantia de tratamento no final de um período de tempo máximo de espera previamente estabelecido;
- Maior compromisso do hospital para com o utente;
- Maior envolvimento do utente;
- Uniformidade do processo de gestão da lista de inscritos;
- Maior controlo e transparência relativamente à evolução da Lista de Inscritos para Cirurgia.
Como funciona o SIGIC?
Quando lhe é proposta uma cirurgia num hospital público e depois de dar o seu consentimento, obtém um documento comprovativo da sua inscrição.
Sempre que o hospital público não possa garantir a realização da cirurgia dentro do tempo estipulado, o SIGIC propõe transferir o utente para outro hospital público ou emite um Vale-Cirurgia para que este recorra a um hospital privado.
O utente a quem foi atribuído um Vale-Cirurgia tem a possibilidade de escolher o local onde irá realizar a sua cirurgia, dentro da lista de Hospitais convencionados com o Ministério da Saúde.
Conheça a lista de Hospitais e Clínicas CUF que aderiram ao SIGIC e saiba como se pode inscrever, após emissão do Vale-Cirurgia:
Especialidades:
- Oftalmologia
- Ortopedia
Inscrições:
Por telefone: 219 019 000 (Chamada para a rede fixa nacional)
Especialidades:
- Cirurgia Geral
- Cirurgia Vascular
- Cirurgia Cardio Torácica
- Oftalmologia
- Ortopedia
Inscrições:
Por telefone: 211 141 400 (Chamada para a rede fixa nacional)
Especialidades:
- Cirurgia Geral
- Cirurgia Pediátrica
- Cirurgia Plástica e Reconstrutiva
- Ginecologia
- Neurocirurgia
- Oftalmologia
- Ortopedia
- Otorrinolaringologia
- Urologia
Inscrições:
Pessoalmente: Secretariado do SIGIC no Piso 0, Rua Camilo Pessanha, nº 1, 3000-600 Coimbra
Por telefone: 239 700 720 (Chamada para a rede fixa nacional)
Especialidades:
- Oftalmologia
Inscrições:
Por telefone: 213 926 100 (Chamada para a rede fixa nacional)
Especialidades:
- Cirurgia Geral
- Cirurgia Pediátrica
- Cirurgia Vascular
- Oftalmologia
- Ortopedia
Inscrições:
Por telefone: 220 039 000 (Chamada para a rede fixa nacional)
Especialidades:
- Oftalmologia
- Ortopedia
Inscrições:
Por telefone: 243 240 240 (Chamada para a rede fixa nacional)
Especialidades:
- Ortopedia
- Oftalmologia
- Cirurgia Geral
- Cirurgia Vascular
- Cirurgia Pediátrica
Inscrições: 211 144 850 (Chamada para a rede fixa nacional)
Especialidades:
- Oftalmologia
- Ortopedia
- Cirurgia Geral
Inscrições:
Pessoalmente: Secretariado do Bloco Piso 2 CUF Torres Vedras - R. João Carlos Júnior, 5, 2560-253 Torres Vedras
Por telefone: 261 008 000 (Chamada para a rede fixa nacional)
Especialidades:
- Cirurgia Geral
- Cirurgia Vascular
- Ginecologia
- Neurocirurgia
- Oftalmologia
- Ortopedia
- Otorrinolaringologia
- Urologia
Inscrições:
Por telefone: 232 071 326 (Chamada para a rede fixa nacional)
O Vale-Cirurgia pode ser usado da seguinte forma:
- Via contacto telefónico com o Hospital CUF da sua preferência
- Entrega do Vale-Cirurgia, presencialmente num Hospital CUF
O vale encontra-se cativo quando procedermos ao seu registo na plataforma SIGIC.
No ato da entrega do seu Vale-Cirurgia, deve trazer igualmente os seguintes documentos:
- O seu Vale-Cirurgia original
- Cópia do seu Cartão de Identificação (ex: CC)
- Indicação do contacto telefónico
- Se possível, trazer do médico de família o seu relatório de informação clínica
- Se possível e aplicável, a declaração de isenção para o SNS
Após a receção dos documentos acima solicitados, vamos pedir o seu processo clínico ao seu Hospital de Origem (Hospital onde está inscrito).
Depois de recebermos o seu processo clínico (poderá demorar entre 2 semanas a 1 mês), o passo seguinte consistirá na marcação das consultas pré-operatórias. Apenas avançamos com a marcação destas consultas depois de recebermos o seu processo clínico.
Normalmente são marcadas 2 a 3 consultas - uma da especialidade e duas pré-cirúrgicas (uma com Medicina e outra com o Anestesista). Caso ambos os médicos estejam de acordo com as condições do utente para cirurgia, é então agendada a respetiva cirurgia. Mediante a avaliação clínica poderá ser necessário pedir uma revisão das condições do Vale-Cirurgia ao Hospital de Origem.
Após a realização da cirurgia, será acompanhado pelo Hospital CUF até 2 meses após essa data, regressando, se for o caso, ao Hospital de Origem com toda a informação necessária.
Após a cativação do seu Vale-Cirurgia, poderá indicar-nos um cirurgião da sua preferência.
Caso seja possível - ex: mediante agenda, elegibilidade do Médico, e outras condições necessárias - será este a realizar a sua cirurgia.
O Vale-Cirurgia tem um período de 70 dias (2 meses e 10 dias) de utilização após a respetiva cativação junto do Hospital CUF selecionado.
O Vale-Cirurgia poderá ser devolvido ao Hospital de Origem se, entre outros motivos, o utente estiver indisponível ou incontactável durante este período.
A validade do Vale-Cirurgia é apresentada no canto superior direito do mesmo. O prazo é referente à data limite para cativação e não à realização da cirurgia propriamente dita.
O utente deverá pagar uma taxa moderadora relativa à consulta pós-operatória.
A taxa moderadora apenas incide sobre a consulta e não sobre a cirurgia sendo que a mesma tem o valor de 7€ por consulta pós-operatória e não será cobrada a doentes isentos (desde que tenham a declaração de isenção acima indicada).
Estes valores e condições devem ser confirmados através da consulta da portaria do Ministério da Saúde em vigor na data de cativação do vale.
A CUF compromete-se a realizar a sua cirurgia no prazo de 15 ou 70 dias, mediante a urgência do seu caso. Este prazo inicia-se a contar da data de cativação do seu Vale-Cirurgia.
- Responsável por todos os tratamentos até ao momento da alta
- Ajudas técnicas (canadiana, cadeira de rodas, colar cervical, entre outros), até 15 dias a contar da alta do internamento
- Nota de alta e relatório médico