Unidade de Cancro do Pulmão
A Unidade Cancro do Pulmão tem como missão o diagnóstico, tratamento e seguimento dos doentes com tumores malignos da traqueia, brônquios, pulmão, pleura e mediastino.
Organização Clínica
Na CUF Oncologia, esta unidade tem uma coordenação a sul e outra a norte do país, de forma a uniformizar e transversalizar as melhores práticas na abordagem ao cancro do pulmão, nos hospitais e clínicas da rede CUF.
A Unidade de Cancro do Pulmão é composta por uma equipa multidisciplinar de especialistas na abordagem aos referidos tumores. A equipa inclui cirurgiões cardiotorácicos, pneumologistas, oncologistas, anátomopatologistas, radioncologistas, imagiologistas, médicos de medicina nuclear, paliativistas, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros de oncologia, farmacêuticos entre outros.
Os nossos doentes e seus cuidadores contam com um acompanhamento de grande proximidade, transmitindo confiança e esperança na recuperação da doença.
Ao seu dispor encontrará enfermeiros dedicados que o acompanham passo a passo para que se sinta sempre seguro e informado e uma equipa de gestores oncológicos, que facilitam todo o processo administrativo.
Investigação Clínica
Os nossos especialistas em cancro do pulmão contribuem e participam em projetos de investigação clínica, nomeadamente em colaboração com as universidades de medicina do país e centros de investigação. Desde 2018 que a Unidade de Cancro do Pulmão contribui para o Biobanco desta patologia oncológica, em parceria com o Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina de Lisboa.
Nas unidades CUF decorrem também vários ensaios clínicos e estudos observacionais dedicados ao cancro do pulmão.
Indicado para fumadores e ex-fumadores, com mais de 50 anos.
No mesmo dia, realiza a sua consulta de Deteção Precoce de Cancro do Pulmão e os exames necessários como a TAC de baixa dose.
Consulte um dos nossos especialistas.
Faça o seu pedido de contacto para o podermos acompanhar desde o primeiro momento.
Se preferir pode agendar uma consulta através da nossa linha gratuita.
- Ecoendoscopia bronquica (EBUS-TBNA)
- Biópsias pulmonares
Consiste num procedimento realizado para diagnosticar patologia pulmonar, através da colheita de tecido do pulmão que é examinado ao microscópio.
- Programa de Diagnóstico Precoce de Cancro do Pulmão
Se fuma pode reduzir o seu risco de cancro do pulmão, e de quem está à sua volta. Conheça o nosso programa de avaliação de risco e diagnóstico precoce de cancro do pulmão.
Mesmo para quem foi diagnosticado com cancro do pulmão, não é tarde para deixar de fumar. A investigação científica tem demonstrado que a quimioterapia é mais eficaz quando se deixa de fumar.
Pneumologia de intervenção
É a subespecialidade que executa tratamentos que envolvem a conjugação de técnicas como a broncoscopia rígida com desobstrução mecânica, laserterapia, coagulação árgon-plasma, crioterapia, colocação de próteses endobrônquicas, entre outras.
Um correto planeamento da estratégia a adotar é vital para o sucesso da terapêutica paliativa, sendo a sua eficácia imediata na maioria dos nossos doentes.
Imunoterapia e Terapias Alvo
A aprovação de fármacos de Imunoterapia (dirigidas ao nosso sistema imunitário e não diretamente ao tumor) para um grupo já muito considerável de doentes, quer como terapêutica de primeira linha,
quer após o uso de outras terapêuticas, veio aumentar ainda mais as expetativas dos médicos que se dedicam ao tratamento do cancro do pulmão.
É hoje uma área em desenvolvimento crescente e grande é a esperança de que a curto prazo possamos alterar a sobrevida aos 5 anos, tornando o cancro do pulmão numa doença crónica. O uso destas terapêuticas, para além de aumentar a sobrevida dos doentes, simultaneamente aumenta-lhe a qualidade de vida, dado que os efeitos laterais dos fármacos são significativamente menores quando comparados com os da quimioterapia.
As principais especialidades envolvidas na abordagem ao cancro do pulmão são:
- Pneumologia
- Imagiologia
- Anatomia Patológica
- Medicina Nuclear
- Cirurgia Torácica
- Oncologia
- Radioterapia
O parque tecnológico da CUF permite a realização dos diferentes exames auxiliares de diagnóstico de cancro do pulmão, nomeadamente em:
- Pneumologia
Ecoendoscopia bronquica (EBUS-TBNA)
Broncoscopia flexivel
Broncoscopia rígida
Toracentese
Drenagem Pleural
Biopsia Pleural
- Imagiologia
TC Baixa Dosagem
Biopsias aspirativas transtorácicas de agulha fina ou core
TC, Rx, RM e eco geral (estadiamento)
- Anatomia Patológica
Histopatologia
Imunohistoquímica
Estudos de marcadores moleculares e genéticos
- Medicina Nuclear
PET (Tomografia de Emissão de Positrões)
Cintigrafia Óssea
Tratamentos adequados e inovadores
Na CUF Oncologia dispomos de uma equipa experiente e a par das mais recentes inovações nos diferentes tipos de tratamento: cirurgia, terapias sistémicas, radioterapia e ensaios clínicos.
- Na rede CUF encontra especialistas em Cirurgia Torácica com vários anos de experiência em cirurgia de cancro do pulmão.
- Os nossos doentes têm acesso às terapêuticas mais inovadoras como a imunoterapia, terapias alvo e a possibilidade de participarem em ensaios clínicos disponíveis nas nossas unidades.
- Na CUF Oncologia o seu tratamento é personalizado porque usamos informação genética sobre o seu tumor para determinar o melhor plano de tratamento.
- Os nossos serviços de Radioterapia estão equipados com tecnologia de última geração que permitem utilizar doses poderosas de radiação diretamente nos tumores, de forma mais precisa e com menos efeitos secundários.
Serviços Clínicos de Suporte
O cancro do pulmão é a neoplasia com maior mortalidade a nível mundial,
representando 27% das mortes por cancro.
As novas terapias como a Imunoterapia vieram trazer uma esperança renovada no tratamento de um número crescente de doentes com cancro do pulmão.
Centros
Os Centros CUF encontram-se organizados de forma multidisciplinar e agregadora, proporcionando um acompanhamento completo com base numa organização assente num percurso clínico de um grupo de doenças, órgãos ou especialidades médicas.