O novo acelerador linear VERSA HD permite a execução de várias técnicas em tempo reduzido de tratamento, devido à elevada velocidade de ajuste dos campos de tratamento e administração de alta taxa de dose.

Precisão e Versatilidade

Este equipamento permite uma maior precisão na destruição do tumor com a poupança dos tecidos limítrofes, o que tem sido apontado como o principal avanço nos equipamentos de radioterapia.

A sofisticação das novas tecnologias contribui também para a diminuição dos efeitos secundários desta terapêutica e eficácia na destruição dos tumores.

O novo acelerador linear possui um sistema de calibração único na península ibérica, designado Fantoma de Água  BEAMSCAN, que permite uma calibração detalhada do equipamento, permitindo ajustes automáticos para maior fiabilidade no controlo de todo o acelerador.

Radioterapia

Um dos aspectos mais diferenciadores acelerador VERSA HD é de estar acoplado a um robusto sistema de imagem guiada não invasiva: CATALYST HD (primeiro a ser instalado em Portugal).

 

Este sistema permite guiar os tratamentos de Radioterapia através da superfície corporal do paciente em tempo real, isto é, sem dose exposta ao doente.

Possibilita o tratamento em inspiração forçada, muito utilizado em situações de cancro de mama, de forma a evitar radiação no pulmão e coração da paciente.

Esta modalidade de imagem guiada permite-nos guiar os tratamentos de Radioterapia estereotáxica fracionada ou Radiocirurgia, em uma ou poucas sessões, sem a necessidade de métodos invasivos, possibilitando mais conforto para o paciente e sem perder a precisão e eficácia dos tratamentos.

A mesa robotizada Hexapod, com movimentos de elevada precisão em seis graus de liberdade, que permite a correcção sub-milimétrica de desvios de posicionamento antes de cada sessão de radioterapia, possibilitando maior precisão e confiança na administração dos tratamentos.