Vou ter um bebé: o que devo saber?
Durante a gravidez o seu médico assistente deverá informá-la de como proceder ao longo da gravidez, em situações de urgência e na altura do parto.
O médico deverá fazer o pedido de pré-autorização para o parto ou para a intervenção cirúrgica à sua seguradora ou sistema de saúde para que no momento do internamento o hospital disponha do respectivo termo de responsabilidade.
Em situações programadas – cesarianas ou induções de trabalho de parto – deverá ser informada do procedimento pelo seu médico assistente.
Ao chegar ao hospital deverá dirigir-se à recepção central para proceder ao internamento, sendo depois encaminhada para a Unidade de Obstetrícia e Neonatologia.
Em situações urgentes, deverá dirigir-se ao atendimento permanente, sendo avaliada pela equipa de serviço. Caso haja critérios para internamento, será admitida e serão iniciados os cuidados de acordo com situação sendo contactado o seu médico assistente para a acompanhar clinicamente.
Se não tiver médico assistente, será acompanhada pela equipa médica urgência, devidamente capacitada para lhe prestar todo o apoio necessário. Em qualquer situação será recebida pela equipa do serviço e instalada no quarto onde iniciará os procedimentos adequados à situação clínica.
A equipa do atendimento permanente é composta por obstetras, neonatologistas e enfermeiras especialistas e está disponível 24 horas por dia.
Na Maternidade CUF a grávida conta com apoio 24 horas por dia no Atendimento Permanente ou por telefone, de forma a esclarecer dúvidas relacionadas com a gravidez, cuidados à puérpera e recém-nascido.
Visite a página dedicada à Maternidade onde poderá saber mais sobre o corpo clínico, consultas e tudo o mais acerca deste tempo tão especial.