5 benefícios do desporto na infância
Boas notas, uma saúde de ferro, menos ansiedade e mais autoestima. O seu filho tem a ganhar (e muito) com a prática regular de exercício físico.
Com o objetivo de ocupar os tempos livres das crianças e proporcionar-lhes uma formação completa, muitos pais optam por proporcionar aos filhos diversas atividades não abrangidas pela escola, sendo as desportivas as preferidas. E ainda bem. As crianças têm a beneficiar com a prática de exercício físico e muito. Além de as manter em forma, isto é, dentro do peso recomendado tendo em conta as suas características, como a altura e a idade, ajuda-as a ter uma melhor autoestima.
O desporto na infância faz bem porque...
1. Promove a disciplina
A prática desportiva visa desenvolver o potencial psicomotor, sendo também um fator de sociabilização, através do convívio e do trabalho em equipa. Uma vez que existem regras e as crianças aprendem a respeitá-las, promove a disciplina.
2. Deixa as crianças mais saudáveis
Para além dos benefícios físicos, nomeadamente na prevenção da obesidade e doenças cardiovasculares, fortalecimento de músculos, ossos e articulações, é de igual importância a possibilidade de modular comportamentos, promovendo os adequados e inibindo os indesejados.
3. Ensina a lidar com diferentes emoções
O desporto proporciona uma série de situações e vivências, levando a criança a experimentar várias emoções e aprender a lidar com elas. Além disso, possui uma faceta lúdica muito forte, o que vai facilitar a relação entre os seus pares.
4. Reduz a ansiedade
O desporto ajuda a desacelerar o ritmo nas crianças agitadas, fazendo com que se sintam mais tranquilas. Por outro lado, como há regras a que têm de se submeter sem contestar, permite-lhes aprender a controlar a ansiedade e a impulsividade. A intervenção do professor ou treinador é fundamental, pois existem metodologias específicas para integrar estas crianças num grupo, promovendo a harmonia deste.
5. Aumenta a autoestima e melhora as notas
Em crianças com desempenhos escolares médios, o desporto pode ser um ótimo instrumento de valorização e reconhecimento pessoal, contribuindo em muito para a autoestima, além de se verificar que crianças mais ativas têm um melhor aproveitamento escolar. É importante manter o desporto como forma de ocupação, funcionando como um grande coadjuvante para o desenvolvimento da criança.