5 dicas para o seu filho comer fruta e verduras

Alimentação
Bebés e crianças
3 mins leitura

O seu filho torce o nariz à fruta e diz não gostar de “verdes"? Não desista! Estes alimentos são fundamentais para que se desenvolva da forma mais saudável.

“Não quero”, “não gosto disso”, “isso não presta”. Quantas vezes já ouviu da boca do seu filho estas palavras quando lhe colocou à frente um prato de legumes ou de fruta? Apesar da rejeição a estes alimentos ser comum entre os mais pequenos, a verdade é que a sua ingestão é muito importante para que sejam saudáveis e o seu crescimento decorra dentro da normalidade. Há várias formas de incentivar as crianças a comer mais maçãs, quivis, brócolos ou espinafres. Sugerimos-lhe cinco.

 

Para o seu filho comer fruta e verduras...

 

Dê o exemplo e ofereça desde cedo fruta e vegetais

As crianças aprendem por imitação. Se em casa os adultos não comerem fruta ou vegetais e usarem expressões de desagrado em relação a este tipo de alimentos, os seus filhos nunca os apreciarão e seguirão o seu mau exemplo. Ofereça desde cedo verduras e fruta, de forma variada, pois isso ajudará a educar o paladar do seu filho, criando hábitos e rotinas. Evite ter em casa alimentos pouco saudáveis.

 

Envolva os seus filhos na compra e preparação dos alimentos

Leve as crianças ao mercado tradicional em vez de grandes áreas de superfícies comerciais, pois nestes existem muitos alimentos aliciantes pouco saudáveis (guloseimas, fritos, fast-food) e a tentação é maior. Permita que mexam na fruta e nos legumes e deixe-as ir consigo para a cozinha, ajudando a lavar, a cortar e a confecionar estes alimentos.

 

Seja persistente e criativo

Os olhos também comem e a fruta e verduras têm uma grande variedade de cores, texturas e formas de confeção. Experimente-os crus - inteiros ou ralados - ou cozinhados. Faça formas e desenhos. A criança deve provar diversas vezes o mesmo alimento até decidir gostar/não gostar.

 

Não obrigue o seu filho a comer todo o tipo de legumes e fruta

Se o seu filho já come alface, espinafres, tomate, agrião, entre outros, não fique a batalhar com ele por não comer brócolos. Se lhe deu a experimentar determinadas vezes e não gostou, não insista. A mesma regra aplica-se à fruta.

 

Não gratifique ou castigue nem muito menos negoceie com comida

Frases como "se comeres a salada, a seguir dou-te um docinho" ou "se não comeres a sopa, não vais brincar ao parque" ou "coitadinho, não comeu nada, vou dar-lhe uma massinha com ovinho" são contraproducentes. As refeições não são uma brincadeira e reforçar comida com comida ou permitir trocas com outros alimentos ou doces não é saudável nem correto, perpetuando maus hábitos.

Publicado a 07/04/2015