Bebidas desportivas: o que devo saber?
São aliadas de muitos atletas e não é por acaso. As bebidas desportivas permitem restaurar os fluidos corporais, melhorando o desempenho.
As bebidas desportivas são uma excelente fonte de energia e de hidratação, pois são compostas por água e hidratos de carbono. É por isso que muitos atletas optam por incluí-las na sua dieta, melhorando o seu desempenho durante uma prova ou treino.
Mas atenção: as bebidas desportivas não dispensam ou substituem uma alimentação equilibrada e adequada ao tipo de desporto praticado.
Melhor performance é uma das vantagens
Quando a duração do treino ultrapassa os 60 minutos, a ingestão de uma bebida desportiva vai potenciar e melhorar a resistência e performance do praticante. Segundo dados da American College of Sports Medicine, é expectável uma melhoria de cerca de 20 por cento em treinos cuja duração é superior a 90 minutos.
Composição das bebidas desportivas
A maior parte das bebidas desportivas fornece vários tipos de hidratos de carbono, como sacarose, glicose, frutose e galactose, entre outros. De acordo com alguns estudos, o facto de as bebidas desportivas fornecerem uma combinação de hidratos de carbono vai fazer com que estes sejam absorvidos através de vias também distintas, o que significa que uma quantidade maior de hidratos de carbono chega aos músculos, funcionando como combustível energético. Na generalidade, as bebidas desportivas são pouco calóricas.
A importância da reposição de eletrólitos
O calor, a humidade, o tipo de roupa e a intensidade do exercício são fatores que influenciam a transpiração e, consequentemente, as necessidades de reidratação.
As bebidas desportivas contêm eletrólitos (minerais como o cálcio, magnésio, potássio e sódio). Ao praticarmos exercício físico, perdemos sódio através da transpiração e a reposição deste mineral é necessária para manter o equilíbrio de fluidos no organismo, promover a assimilação destes e melhorar a hidratação – essencial para prevenir a fadiga.
Sabia que…
Se for fazer uma prova como a Meia Maratona, aos 10/15 kms de corrida deve ingerir uma bebida desportiva para compensar a produção de suor. No final da prova deve ingerir novamente uma bebida desportiva e um gel de recuperação ou uma peça de fruta e um iogurte.