Cirurgia LASIK: recupere a visão
Um procedimento rápido e eficaz, quem se submete à cirurgia LASIK deixa de recorrer aos óculos para ver bem. Descubra em que consiste e quem (não) pode fazer.
Quem não vê bem sabe o que custa depender dos óculos ou das lentes de contacto para ler um livro, distinguir o número do autocarro que vem a chegar ou perceber quem é “aquela” pessoa que teima em acenar-nos… Mas, hoje em dia, é possível recuperar a visão. Uma das evoluções no mundo da medicina que permitiu esse feito foi o surgimento do LASIK (ou cirurgia a laser, como é muitos vezes conhecida).
O que é o LASIK
A cirurgia refrativa por laser (laser in situ keratomileusis) utiliza uma tecnologia de alta precisão, é um procedimento simples, seguro, com uma elevada taxa de sucesso e que permite corrigir erros refrativos como a hipermetropia, a miopia e o astigmatismo.
Neste procedimento, o médico oftalmologista utiliza um laser para remodelar a córnea, que se situa na parte da frente do olho. Isso melhora a forma como o olho foca os raios de luz na retina, que se situa na parte posterior do olho, permitindo uma melhor visão. O LASIK corrige, em regra, até 6 dioptrias.
O primeiro passo é…
Antes de mais, é necessário consultar um médico oftalmologista, que irá fazer o diagnóstico do erro refrativo, esclarecer eventuais dúvidas e explicar em que consiste a cirurgia e como vai decorrer o pós-operatório. Os exames que o médico oftalmologista solicitar vão determinar se o paciente reúne as condições para se submeter à intervenção.
Quem não deve fazer
- Pessoas com menos de 20 anos
- Indivíduos que não tenham uma refração estável há 12 meses
- Quem revelar alterações que contraindiquem a cirurgia no estudo pré-operatório
Duração da cirurgia
Este procedimento cirúrgico, que recorre a anestesia local, demora entre cinco a dez minutos. O paciente tem alta cerca de 30 minutos após a cirurgia.
Sabia que…
O paciente deve deixar de usar lentes de contacto oito dias antes da cirurgia.