Como fazer corretamente uma lavagem nasal?
A lavagem nasal ajuda a combater a congestão nasal e minimiza os efeitos de constipações, por exemplo. Saiba mais.
Desde o “pingo no nariz” até secreções mais prolongadas de muco, a congestão nasal é um dos principais incómodos de quem está constipado. O mesmo para quem sofre de rinite alérgica ou sinusite. Fazer uma lavagem ou irrigação nasal ajuda a conseguir esse efeito, com benefícios evidentes quer nesses casos, quer em situações ainda mais específicas, como as provocadas pela inalação de poeiras ou de alguma substância irritante.
A lavagem nasal pode ser feita de forma simples e mais do que uma vez por dia, se for necessário. No caso das crianças existem alguns cuidados, principalmente nos bebés, pelo que deve sempre ser realizada por um adulto. Veja de seguida como lavar o nariz de forma rápida, simples e segura.
Pode comprar ou fazer uma solução nasal
O soro fisiológico é o produto mais usado para fazer a irrigação do nariz, seja em doses individuais ou em frascos maiores. A lavagem nasal pode ainda ser feita com outras soluções salinas específicas para o nariz e até por produtos que já incluem o aplicador, que se encontram habitualmente nas farmácias.
Também é possível fazer uma solução salina caseira, o importante é que a base seja água destilada, esterilizada ou fervida em casa. Basta adicionar uma colher de chá de sal marinho a cerca de meio litro de água, podendo acrescentar também uma pitada de bicarbonato de sódio. Se for usar água fervida, espere que arrefeça.
Uma seringa serve de aplicador
Caso escolha soro fisiológico ou outra solução em doses individuais, pode utilizar esses pequenos frascos como aplicador, espremendo todo o conteúdo de uma vez. Se o líquido estiver num frasco de maiores dimensões e sem aplicador, uma seringa média, sem agulha, é uma solução simples e eficaz. Existem também kits de seringa com adaptador que facilitam uma descarga mais segura para a narina.
Outro mecanismo específico que pode adquirir para lavar o nariz é um irrigador nasal, um frasco semelhante a um pequeno biberão, que se usa voltado para baixo, e cujo tubo de saída se encosta à narina. Também é bastante usado como irrigador o neti pot, um utensílio de origem milenar indiana que parece um pequeno bule sem tampa ou asa. A solução é colocada numa abertura por cima e sai no bico quando se inclina para baixo.
Em pé, na casa de banho, é mais simples
Não existe uma posição ou local obrigatório para fazer a lavagem do nariz, mas a casa de banho, junto ao lavatório e ao espelho será o mais adequado. Dobre o corpo sobre o lavatório e incline a cabeça ligeiramente para um dos lados, deixando uma narina mais levantada do que a outra. Coloque a solução na narina de cima e deixe que o líquido e as secreções saiam pela de baixo.
Faça o mesmo na outra narina, após trocar a posição da cabeça, e repita o procedimento se sentir necessidade. No final, assoe o nariz para eliminar todos os resíduos e líquido que conseguir. E não se esqueça de limpar e secar bem os utensílios que tenha usado.
Crianças precisam de ajuda
Nos mais pequenos a lavagem nasal também é importante, principalmente para aqueles que ainda não se conseguem assoar bem, e que assim têm maior dificuldade em expelir as secreções do nariz.
As crianças e jovens devem estar sentados - ou usar a mesma posição dos adultos na casa de banho -, sendo outra pessoa a aplicar a solução na narina.
Quanto aos bebés, devem ser deitados de lado; de barriga para cima com a cara virada para o lado; ou então sentados ao colo e virados para a frente - com a cabeça inclinada, mas também segura pelo adulto. Uma toalha ajuda a restringir os movimentos que podem magoar a criança e também facilita a limpeza. A solução e o método de irrigação do nariz podem ser os mesmos de um adulto - o líquido entra numa narina e sai pela outra -, mas além de o dispositivo ou seringa dever estar adequado ao tamanho da narina, a quantidade é menor.
Até aos seis meses, o máximo recomendado para cada irrigação são 5 ml por narina - o equivalente a uma dose individual de soro fisiológico -, e 5 ml a 10 ml a partir dessa idade. Pode também confirmar a dosagem adequada com o pediatra do seu filho.
Há riscos na lavagem nasal?
A lavagem nasal é um procedimento simples e eficaz. Algumas pessoas sentem desconforto, uma sensação estranha, nas primeiras vezes que fazem a irrigação, o que se resolve rapidamente ao fim de algumas aplicações. Caso sinta uma “picada” quando coloca a solução, experimente uma solução com menos sal e use água morna em vez de fria ou quente.
Contacte os serviços médicos caso deite sangue, sinta dor no nariz, tenha febre ou dores de cabeça a seguir a fazer uma lavagem nasal.
CHU Sainte-Justine, Universidade de Montreal, outubro de 2022
MedlinePlus, outubro de 2022
MyHealth.Alberta.ca, outubro de 2022
Ordem dos Farmacêuticos, outubro de 2022
WebMD, outubro de 2022