CUF Medicina Dentária convida... Endocrinologia
Susana Noronha, médica dentista, e Maria Raquel Carvalho, endocrinologista, conversam sobre a relação entre Medicina Dentária e Endocrinologia. Veja o vídeo.
“«CUF Medicina Dentária convida...» é um espaço onde, ao longo das próximas semanas, vamos receber colegas de várias áreas de especialidade que nos vão ajudar a compreender a importância da relação entre a Medicina Dentária e outras áreas médicas”. É assim que Susana Noronha, médica dentista CUF, abre o primeiro episódio desta rubrica, onde conversa com Maria Raquel Carvalho, endocrinologista CUF.
Qual a relação entre Medicina Dentária e Endocrinologia?
À partida, a relação entre a Medicina Dentária e a Endocrinologia pode ser pouco evidente, no entanto, é importante recordar que a saúde oral faz parte da saúde geral. Algumas doenças endocrinológicas acabam por ter manifestações na nossa boca, permitindo não só vigiá-las como detetá-las em contexto de consulta de Medicina Dentária. Segundo a endocrinologista CUF Maria Raquel Carvalho, são várias as patologias do foro endocrinológico que podem ter manifestações na cavidade oral: "Desde doenças frequentes, como doenças da tiroide, a doenças mais raras, como a acromegalia, gigantismo ou doença de Addison, por exemplo, podem ter manifestações na cavidade oral. Mas, de facto, aquela em que essa relação é mais clássica, que nós vemos mais e que é mais importante, na verdade, é com a diabetes. Não só porque é uma patologia muito frequente, como, de facto, acarreta ou pode acarretar complicações a nível dentário".
Diabetes e periodontite
A periodontite (uma doença oral) e a diabetes (uma doença endócrina) têm uma relação bidirecional. Em primeiro lugar, importa perceber o que é exatamente a periodontite. De acordo com Susana Noronha, "a periodontite é uma doença que afeta os tecidos que suportam e envolvem o dente. É uma doença crónica e, aliás, a Organização Mundial da Saúde definiu-a como a doença crónica não transmissível mais frequente em adultos, embora possa aparecer noutras idades". A médica dentista refere ainda que, “há uns anos, apostou-se muito na investigação da relação que a periodontite tem com outras doenças, nomeadamente com a diabetes, e há muita literatura que suporta essa relação”. Maria Raquel Carvalho concorda e refere dados que o comprovam: "A periodontite é mais frequente na diabetes, cerca de três vezes mais frequente do que na população em geral". Além disso, "uma doença da cavidade oral, nomeadamente, a periodontite, que é uma situação inflamatória, pode condicionar um agravamento do controlo metabólico. Portanto, é de facto uma relação bidirecional", esclarece a médica endocrinologista.
Concluindo: cuidar da sua boca ajuda a manter a diabetes sob controlo. Para isso, é importante a vigilância pelo médico dentista, assim como o acompanhamento pelo médico endocrinologista.