Dieta detox, uma moda saudável?

Alimentação
4 mins leitura

Para que serve, em que consiste, o que pode comer e para quem está indicada uma dieta detox. São muitas as dúvidas sobre este regime alimentar.

São muitas as celebridades que se têm rendido a um programa desintoxicante à base de líquidos. A verdade é que o fenómeno da dieta detox tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos um pouco por todo o mundo. Mas para que serve?

Embora o nosso organismo seja capaz de eliminar toxinas - através do suor, urina e fezes - não o consegue fazer com todas as que absorvemos diariamente através dos alimentos, tabaco e medicamentos, principalmente quando temos um estilo de vida desregrado.

O objetivo da dieta detox é eliminar essas toxinas que o corpo foi acumulando e fornecer os nutrientes de que precisamos para sermos saudáveis e termos energia. Neste artigo, falamos-lhe das vantagens e desvantagens deste tipo de dieta.

 

Em que consiste a dieta detox?

A dieta detox consiste no aumento da ingestão de líquidos e na ingestão de alimentos depurativos, que promovem a excreção urinária. Uma alimentação maioritariamente líquida faz com que o sistema digestivo possa fazer uma pausa, que a energia seja direcionada para outras funções e que, no futuro, o sistema digestivo possa absorver melhor os nutrientes.

O plano desintoxicante pode não ser feito exclusivamente à base de sumos, batidos ou smoothies (versão do batido que pode ter água, bebida de arroz, entre outras) e deve ser adaptado consoante o caso.

 

Os alimentos permitidos na dieta detox

A fruta (banana, abacaxi, frutos vermelhos, maçã, papaia, entre outros) e os legumes (como a cenoura, couves, aipo, coentros, salsa) não podem faltar na dieta detox, assim como as proteínas e os ácidos gordos essenciais. Também podem ser incluídos queijos magros e gelatinas. A água, as infusões e os chás (sem teína) promovem a excreção urinária e devem ser ingeridos ao longo do dia e os sumos naturais são permitidos. Contudo, não deve ser adicionado açúcar a nenhuma destas bebidas.

Numa dieta detox, não devem entrar alimentos com lactose nem glúten (presente no trigo, centeio e cevada), pelo que a massa e o pão devem ser substituídos pela aveia, quinoa, granola e batata doce. Os cereais integrais, mesmo que não tenham glúten, são permitidos, mas em doses limitadas.

 

A dieta detox funciona?

De acordo com a Cleveland Clinic, não existem evidências médicas conclusivas que demonstrem que o sistema digestivo beneficie especialmente se não forem ingeridos sólidos (exceto se a pessoa tiver doença de Crohn ou doença celíaca). Por outro lado, alerta a mesma fonte, as dietas de desintoxicação são ineficazes para a perda de peso a longo prazo, pois o emagrecimento que ocorre é resultado da perda de água, reservas de hidratos de carbono e fezes - que regressam à normalidade depois de se retomar a alimentação habitual.

 

Os prós de uma dieta detox:

  • Aumenta o aporte de nutrientes
  • Ao eliminar alguns alimentos ao longo de vários dias, ajuda a identificar algumas sensibilidades alimentares
  • Diminui as dores de cabeça e enxaquecas
  • Melhora a qualidade do sono
  • Reduz a celulite

 

Os contras de uma dieta detox

Embora não costumem manifestar-se em simultâneo e sejam passageiras, podem surgir queixas como:

  • Diarreia
  • Prisão de ventre
  • Fraqueza
  • Picos de fome
  • Dores no corpo
  • Cólicas
  • Humor instável
  • Dor de cabeça

 

A quem está contraindicada

As crianças e adolescentes, as mulheres grávidas ou que estão a amamentar, os doentes renais, os doentes imunodeprimidos e os diabéticos não devem fazer uma dieta detox. Está também contraindicada para quem tome vários fármacos.

No caso dos atletas, fazer uma dieta detox significa que vão perder as reservas de hidratos de carbono, a forma de combustível privilegiada pelo organismo durante os treinos. 

 

Antes de começar, fale com o seu nutricionista

Por implicar uma redução calórica significativa, o programa deve ser de curta duração para não prejudicar a saúde. É recomendável aconselhar-se com um nutricionista ou outro profissional de saúde antes de iniciar uma dieta detox, para que esta seja adequada às suas características e para que a combinação de alimentos seja equilibrada e saudável. E, não se que esqueça: a dieta detox deve ser acompanhada por um estilo de vida saudável. Não fume nem ingira bebidas alcoólicas ou com cafeína e pratique atividade física moderada.

Publicado a 15/05/2015