Joanetes: 5 formas de aliviar a dor
Os joanetes são a mais comum alteração anatómica dos pés. É uma patologia progressiva que pode provocar dor, por vezes intensa. Descubra como a aliviar.
Os joanetes (Hallux valgus) caracterizam-se pelo aparecimento de uma tumefação na parte externa do primeiro dedo dos pés que se torna dolorosa e vai obrigando o dedo a inclinar-se em direção ao segundo dedo, causando deformidade.
Com o passar dos anos, os joanetes evoluem frequentemente para alterações no alinhamento dos ossos na parte da frente do pé (metatarso) e a protuberância torna-se cada vez mais saliente. Os outros dedos deixam de ter espaço e deslocam-se, geralmente para cima, podendo mesmo sobrepor-se.
Causas
A sobrecarga ou pressão provocadas pelo uso de calçado inapropriado, estreito e com saltos altos é a principal causa dos joanetes. As mulheres são, por isso, as mais afetadas. Outras causas incluem pé plano e doenças inflamatórias, como artrite, que atingem as articulações dos pés. Em muitos casos, existe uma componente hereditária. O excesso de peso e situações como a gravidez favorecem o aparecimento de joanetes.
Sintomas
A dor é um dos principais sintomas dos joanetes, localizando-se nos pontos em que o sapato exerce maior pressão, mas também nos outros dedos e na base do pé. Outros sintomas são vermelhidão, sensação de calor / ardor, inchaço, formigueiro e irritação da pele à volta da zona afetada.
Nos joanetes, a dor surge sobretudo depois de se estar muito tempo de pé ou de andar com calçado estreito e com saltos altos. Por vezes, pode evoluir e tornar-se intensa, impedindo a pessoa de caminhar. A intensidade da dor diminui habitualmente com o repouso e depois de se retirar ou substituir o calçado.
Quando os joanetes se tornam mais pronunciados e deformam o pé, a dor pode ser constante e resistente, prolongando-se mesmo em repouso.
Como aliviar a dor?
Eis algumas medidas para aliviar a dor dos joanetes:
- Aplicar gelo nas áreas afetadas durante alguns minutos para atenuar a inflamação.
- Utilizar analgésicos e anti-inflamatórios para controlar a dor e a inflamação, caso o médico assistente o recomende.
- Usar almofadas sobre a articulação ou outros dispositivos ortopédicos, como separadores para os dedos, amortecedores ou palmilhas, que aliviam a carga exercida sobre o primeiro metatarso e melhoram a posição do pé.
- Trocar o calçado apertado, com bico estreito e salto alto, por um calçado largo e macio, arredondado ou quadrado e salto baixo, de modo a permitir que os pés se acomodem e as zonas de atrito ou pressão diminuam.
- Repousar e elevar os pés diariamente durante pelo menos dez minutos.
- Fazer exercícios diários com o pé descalço, como, por exemplo, dobrar os dedos, como se estivesse a abri-los e a fechá-los.
- Evitar estar de pé durante muito tempo ou realizar atividades e desportos que exerçam pressão sobre as áreas comprometidas (como o ballet).
Caso observe alguma deformidade nos seus dedos dos pés consulte o médico especialista em Ortopedia.
Cirurgia de joanetes
A cirurgia pode vir a ser indicada quando o tratamento não alivia os sintomas, em particular a dor, e se os joanetes implicarem deformidade e/ou impedirem atividades de vida diária, como caminhar.
Na cirurgia de joanetes, utilizam-se diferentes técnicas e procede-se à correção do desvio anatómico, colocando-se ossos e tendões novamente na posição adequada. O tipo de procedimento vai depender da deformidade do pé, da idade da pessoa, do seu estado de saúde e do seu grau de atividade. Alguns procedimentos podem ser realizados por artroscopia.
Sabia que...
A prevalência de joanetes na população situa-se entre os 23 a 35%.
Foot Health Facts - American College of Foot and Ankle Surgeons
National Library of Medicine