O aneurisma cerebral afeta mais as mulheres?
O aneurisma cerebral é uma dilatação de um vaso sanguíneo no cérebro e afeta mais mulheres do que homens. Saiba porquê.
A nível mundial, os aneurismas cerebrais ocorrem em 3,2% da população, sobretudo por volta dos 50 anos de idade.
Um aneurisma cerebral é uma dilatação anormal de um vaso sanguíneo, que fica preenchida com sangue, localizado no nosso cérebro. Há vários possíveis motivos para a sua formação, contudo, ainda não foi possível identificar uma causa exata.
Os aneurismas cerebrais são provocados por uma fragilidade nas paredes dos vasos sanguíneos do cérebro. Habitualmente, desenvolvem-se na bifurcação destes vasos, por serem precisamente zonas mais frágeis. Devido à circulação e pulsação sanguínea, os aneurismas podem continuar a crescer. Quando um aneurisma rompe, ocorre uma hemorragia no cérebro.
Por que razão as mulheres têm maior risco de aneurisma?
De um modo geral, os aneurismas cerebrais são 60% mais comuns nas mulheres, especialmente na fase da pós-menopausa, em que o risco é duas vezes mais elevado.
Sendo maior a prevalência no sexo feminino, coloca-se a hipótese de que as hormonas sexuais podem estar envolvidas na formação de aneurismas. Esta poderá ser a razão por que as mulheres estão mais protegidas durante a idade reprodutiva, mas depois a incidência de aneurismas aumenta na menopausa (fase em que os níveis de estrogénio são mais baixos). Acredita-se que o estrogénio pode contribuir para a manutenção da elasticidade dos vasos sanguíneos e ter um efeito protetor durante a idade reprodutiva.
Outros fatores de risco
Alguns fatores, comuns a ambos os sexos, que podem contribuir para o desenvolvimento de um aneurisma, incluem:
- Traumatismos
- Hipertensão arterial
- Infeções
- Tumores
- Aterosclerose
- Tabagismo
- Abuso de álcool
- Uso de drogas como a cocaína
Não existe consenso sobre se a toma de contracetivos orais poderá aumentar o risco de formação de aneurismas.
Aneurismas cerebrais: diferenças entre homens e mulheres
Existem algumas diferenças entre homens e mulheres quanto à localização dos aneurismas cerebrais e também a idade em que surgem pode diferir do sexo feminino para o sexo masculino.
Enquanto nos homens os aneurismas cerebrais tendem a formar-se na circulação cerebral anterior, nas mulheres estes são mais comuns ao longo da artéria carótida interna. Não se conhecem ainda as causas destas diferentes localizações.
Quanto às idades, tendencialmente, nos homens os aneurismas surgem alguns anos mais cedo do que nas mulheres. Contudo, pessoas do sexo feminino tendem a ter mais aneurismas múltiplos. As mulheres podem ainda ter um risco mais elevado de rutura dos aneurismas, embora não haja consenso em relação a este dado.
Como se manifesta um aneurisma cerebral
Um aneurisma cerebral pode causar sintomas sobretudo quando rompe. Contudo, se for muito grande ou estiver a exercer pressão contra tecidos ou nervos do cérebro, pode provocar algumas queixas precoces, como:
- Distúrbios a nível de visão, como perda ou visão dupla
- Dor por cima ou em redor do olho
- Dormência ou fraqueza de um dos lados da cara
- Dificuldade em falar
- Dor de cabeça
- Desequilíbrio
Sinais de alerta de rutura de aneurisma
É importante contactar com urgência o seu médico assistente ou um serviço médico de urgência se tiver uma dor de cabeça muito forte, inexplicável e de surgimento repentino. Este pode ser um sinal inicial de rutura do aneurisma.
Outros sintomas súbitos de rutura de um aneurisma cerebral são:
- Má disposição, desmaio e perda de consciência
- Rigidez ou dor no pescoço
- Sensibilidade à luz, visão dupla ou desfocada súbita
- Confusão súbita
- Convulsões
- Fraqueza ou paralisia de um dos lados do corpo ou dos membros (inferiores / superiores)
Brain Aneurysm Foundation, maio de 2021
Mayo Clinic, maio de 2021
National Health Service, maio de 2021
News Medical, maio de 2021