Perguntas frequentes
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01. Como posso saber se as análises clínicas estão abrangidas pelo meu seguro ou subsistema de saúde?
No menu "Acordos", procure a sua seguradora ou subsistema de saúde. Carregue no botão “Serviços Clínicos” e selecione a unidade de saúde pretendida. É-lhe apresentada uma lista com os serviços clínicos abrangidos nessa unidade face ao seu seguro ou subsistema de saúde.
No momento de admissão será também validado se o serviço é abrangido pelo seu seguro ou subsistema de saúde.
Se pretender obter esta informação previamente deverá entrar em contacto com a sua seguradora ou subsistema de saúde de forma a tomar conhecimento detalhado dos acordos que a mesma tem com os hospitais e clínicas CUF, como também quais as condições gerais e particulares do seu seguro ou subsistema de saúde.
Para aceder diretamente à página Acordos clique aqui.
02. Posso fazer análises sem ter prescrição médica?
É possível fazer algumas análises clínicas simples sem ter prescrição médica. Lembramos apenas que sem prescrição médica o seu seguro não cobrirá o procedimento, pelo que terá que pagar as análises clínicas enquanto cliente particular.
Sempre que o cliente não leve uma prescrição médica, se for elegível para a realização, terá que assinar um consentimento em que se responsabiliza pela realização das análises clínicas sem prescrição médica
03. Qual a validade de uma prescrição de análises clínicas?
A validade de uma prescrição médica para análises clínicas depende do seu seguro ou subsistema de saúde:
- Seguradoras: 1 ano (excepto para tratamentos prolongados, por exemplo Medicina Física e Reabilitação e Terapia da Fala);
- Subsistema de saúde (público ou privado): 1 ano
- Serviço Nacional de Saúde (SNS): 1 ano
04. Como posso ter acesso aos resultados das minhas análises?
A data prevista da disponibilização das análises clínicas ser-lhe-á indicada após terminar as mesmas.
Os resultados das Análises Clínicas são enviados para o seu email e ficam disponíveis no My CUF, no espaço "Resultados de Exames", menu "Registos Clínicos". Contudo alertamos para que estes relatórios não sejam interpretados sem antes consultar o seu médico.
Se ainda não tem uma conta My CUF saiba como aderir no separador de perguntas destinado ao mesmo, com destaque para o facto de que apenas se tiver perfil completo de acesso é que poderá consultar as suas análises clínicas.
Para consultar os horários de levantamento dos resultados de análises clínicas entre no menu “Serviços CUF” e posteriormente na página “Serviços Clínicos”. Na área destinada às Análises Clínicas selecione a unidade de saúde pretendida.
Para aceder diretamente à página Análises Clínicas clique aqui.
05. A quem podem ser entregues os resultados das análises?
A sua informação é pessoal e intransmissível pelo que os resultados das suas análises clínicas apenas lhe podem ser entregues a si.
Cada pessoa pode ainda receber os resultados dos exames dos seus dependentes, com menos de 16 anos, através da validação de ambos os documentos de identificação: o seu e o do seu descendente.
Existe a possibilidade do titular da informação transferir esta responsabilidade, desde que preencha, na guia de levantamento de exame que lhe é entregue na unidade de saúde no momento da realização do mesmo, os campos para este efeito. Deve identificar a pessoa a quem atribui esta responsabilidade e o número do seu documento de identificação. Na altura do levantamento do exame, a pessoa que o levantar tem que se fazer acompanhar pela guia de levantamento preenchida com esta atribuição de responsabilidade, o seu documento de identificação e uma cópia do cartão do cidadão do titular dos resultados.
Lembramos que o resultado das suas análises clínicas está também disponível no My CUF, após validação da sua conta para acesso completo a todas as funcionalidades presencialmente num hospital ou clínica CUF.
06. Quais os horários das Análises Clínicas nos hospitais e clínicas CUF? Onde me dirijo?
Os horários das colheitas das análises clínicas, assim como a localização onde se realizam as mesmas, podem ser consultados acedendo ao menu “Serviços CUF”, selecionando a página “Serviços Clínicos” e navegando até à área destinada às Análises Clínicas, onde lhe é apresentada a listagem das unidades de saúde da rede CUF.
Para aceder diretamente à página Análises Clínicas clique aqui.
07. Qual o horário para levantamento dos resultados de análises clínicas e exames?
Os resultados das suas análises clínicas e exames ficam disponíveis na sua conta My CUF, exceto se efetuadas no âmbito de Internamento e salvo algumas exceções relativas a exames mais complexos ou de matéria sensível. Se ainda não tem uma conta My CUF saiba como aderir no separador de perguntas destinado ao mesmo.
Os horários de levantamento dos resultados de análises clínicas e exames estão disponívei na página “Resultados de Exames”, a qual pode aceder através do menu “Clientes e Acompanhantes”, na área destinada a "Informação para clientes".
No fim do seu exame recebe uma guia de levantamento com indicação da data a partir da qual o seu exame está disponível para levantamento.
Para aceder diretamente à página Resultados de Exames clique aqui.
08. Qual o prazo máximo para levantamento de um exame?
O resultado estará disponível para levantamento no hospital ou clínica onde foi feito o seu exame até ao prazo de 1 ano após a sua realização.
09. Que documentos preciso de levar quando for fazer análises?
Quando for fazer análises clínicas deve levar a prescrição das mesmas, o seu documento de identificação e o cartão da sua seguradores ou subsistema de saúde.