Nervo vago
O que é?
O nervo vago (ou nervo pneumogástrico) faz parte do sistema nervoso autónomo - que controla funções corporais involuntárias - e é um dos muitos nervos que transmitem mensagens entre o cérebro e outras partes do corpo, como o coração e o sistema digestivo.
Este nervo, que é o mais longo do corpo humano e o décimo dos 12 nervos cranianos (X par craniano), tem origem no tronco cerebral, passando pelo pescoço, tórax e zona abdominal até ao intestino. Desde a sua origem, divide-se entre nervo vago direito, que passa pelo lado direito do corpo, e o nervo vago esquerdo, que passa pelo lado esquerdo.
De um modo geral, o nervo vago regula diferentes órgãos e sistemas do corpo humano, monitorizando o seu funcionamento autónomo e involuntário. De forma involuntária - isto é, que não é possível à pessoa controlar de forma consciente -, as diferentes ramificações do nervo vago são responsáveis pelo aumento do ritmo cardíaco ou pela sensação de estômago "às voltas" perante uma ameaça ou stress, mas também pelo contrário: o abrandamento da respiração e o relaxamento do corpo.
Funções
O nervo vago controla funções involuntárias do corpo e, uma vez que contém tanto fibras sensoriais como motoras, é responsável por sensações e por movimentos e gere funções corporais como:
- Ritmo cardíaco e pressão arterial
- Respiração
- Sistema imunitário
- Digestão
- Deglutição
- Humor
- Sensações na pele e nos músculos
- Fala
- Paladar
- Micção
- Produção de saliva e de muco
Ao gerir estas funções corporais, o funcionamento do nervo vago garante a segurança do organismo, mantendo o corpo em alerta em caso de perigo e, consequentemente, a pessoa a salvo, ainda antes que ela se aperceba da existência de uma ameaça. Se for o caso, aciona uma resposta de "fight or flight" (de tradução literal "reagir ou fugir"). Pelo contrário, também reage a situações de segurança e, nesses casos, permite a sensação de calma e tranquilidade.
Doenças
Existem doenças que podem de alguma forma envolver o nervo vago, por exemplo:
- Gastroparesia: ocorre quando danos no nervo vago dificultam a progressão da comida do estômago para os intestinos. Este tipo de dano pode ser resultado de problemas como infeções virais, diabetes, cirurgia abdominal e esclerodermia.
- Síncope (desmaio) ou crise vasovagal: acontece quando o nervo vago que está ligado ao coração tem uma reação exagerada em determinadas situações, como calor extremo, ansiedade, stress, fome ou dor. Este tipo de desmaio é resultado de uma descida muito repentina da pressão arterial ou da frequência cardíaca, provocando sensação de tontura ou de desmaio.
Sintomas de alerta
Dependendo da causa e da zona do nervo que está afetada, os problemas a nível do nervo vago podem provocar sintomas como:
- Alterações da frequência cardíaca, da pressão arterial ou da glicemia (açúcar no sangue)
- Dor e inchaço abdominal
- Náuseas e vómitos
- Refluxo gastroesofágico
- Dificuldade em engolir ou perda do reflexo de gag
- Tonturas ou desmaio
- Rouquidão, voz cansada
- Perda de apetite, sensação de que o estômago fica cheio rapidamente
- Perda de peso sem motivo aparente
Diagnóstico
Quando existem problemas de saúde relacionados com o nervo vago, o médico assistente poderá prescrever exames relacionados com os órgãos afetados, como, por exemplo:
- Ecocardiograma, holter, se existirem alterações do funcionamento cardíaco
- Tomografia computorizada (TAC) ou ressonância magnética, se existirem problemas intestinais
- Rx abdominal, ecografia e/ou endoscopia digestiva se existirem alterações gastrointestinais
Sistema nervoso saudável
Há alguns hábitos a nível de estilo de vida que podem ser adotados para manter o sistema nervoso - do qual faz parte o nervo vago - saudável:
- Adotar uma alimentação saudável
- Ser fisicamente ativo
- Fazer uma gestão adequada do stress e de doenças, como diabetes ou pressão arterial elevada
American Association of Neurological Surgeons, março de 2022
Cleveland Clinic, março de 2022
Psychology Today, março de 2022
University of California San Francisco Health, março de 2022