O que é?

A Ressonância Magnética (RM) é uma tecnologia médica que usa um campo magnético e ondas de rádio para obter imagens de corpo. Constitui um método de imagem inócuo que não utiliza radiação ionizante. A RM tem a capacidade de mostrar os órgãos e tecidos do corpo com grande detalhe, permitindo ao médico um diagnóstico preciso.

 

Regra geral, a RM é um excelente exame de diagnóstico para estudar o cérebro, a coluna, as articulações e os tecidos moles dos membros. Tem também grande interesse para o estudo do coração, dos vasos e dos órgãos abdominais.

Metodologia

 

O exame é realizado com a pessoa deitada numa cama que entra dentro de um túnel aberto nas duas extremidades, estando a parte do corpo que vai ser examinada dentro da máquina.

 

Durante todo o exame, pode comunicar com os profissionais de saúde, através de intercomunicadores. Os profissionais de saúde estarão atentos durante a realização do exame, podendo observá-lo através de uma janela.

 

Durante a aquisição de imagens, a máquina emite um ruído, semelhante ao ruído de martelar. Sempre que a máquina estiver a adquirir imagens, emite esse ruído. É muito importante que se mantenha imóvel, pois os movimentos do corpo prejudicam o exame.

 

Pode ser necessário injetar uma pequena quantidade de produto de contraste. Neste caso, pode sentir uma ligeira sensação de calor no braço.

 

Um exame demora, em média, cerca de 30 minutos e não causa dor, podendo apenas haver algum desconforto resultante da posição. É fundamental que se mantenha sossegado, imóvel, sem movimentos que possam prejudicar a realização do exame.

Precauções

Na sala de RM existe um campo magnético que pode atrair objetos metálicos e interferir com dispositivos eletrónicos, como os pacemakers.

 

Deve vestir o fato que lhe será fornecido e deixar todo o seu vestuário e objetos pessoais no vestiário, que ficará fechado à chave durante a realização do exame. Não deve levar nada consigo quando entrar na sala de exame. Remova próteses de que seja portador (por exemplo, prótese auditiva, dentária ou dos membros). Tire os óculos, anéis, ganchos do cabelo ou outros objetos pessoais.

 

O Dispositivo Intrauterino (DIU) e o "chumbo" dos dentes não são contraindicações para a realização do exame de RM, bem como objetos de ouro ou outros metais preciosos.

 

Caso o exame seja realizado com anestesia ou após tomar algum medicamento tranquilizante o doente não poderá conduzir ou utilizar máquinas, devendo ser acompanhado.

 

Não se conhecem riscos para o feto, mas por uma questão de precaução, é necessário ponderar a necessidade de realização de um exame de RM durante o primeiro trimestre de gravidez.

Condicionantes

Pacemaker cardíaco (ou "pilha no coração") - é um dispositivo eletrónico que ajuda a regularizar o ritmo cardíaco. Um doente portador de pacemaker cardíaco não pode realizar o exame de RM.

 

Desfibrilador cardíaco - é um dispositivo eletrónico parecido com o pacemaker cardíaco, que faz uma descarga elétrica quando o coração começa a bater desordenadamente. Um doente portador de desfibrilador cardíaco não pode realizar o exame de RM.

 

Clips de aneurisma cranianos - são pequenas molas utilizadas para fechar um aneurisma que rompe no interior do cérebro. Alguns clips mais antigos são atraídos pelo campo magnético e os doentes com este tipo de clipes não podem realizar o exame de RM.

 

Sistema de estimulação neural ou espinal - são elétrodos implantados no cérebro ou na medula espinal que, através de pequenas descargas elétricas, visam tratar de determinadas doenças, como por exemplo, a doença de Parkinson.

 

Implante coclear ou tubos metálicos nos ouvidos - são pequenos dispositivos implantados no interior dos ouvidos que visam melhorar a audição.

 

Bomba de infusão de insulina - é um pequeno dispositivo eletrónico usado por diabéticos para administrar insulina de forma automática.

 

Porta de acesso vascular ou cateter - são dispositivos que servem para a administração repetida de medicamentos, usados, por exemplo, em doentes que fazem quimioterapia, e que podem conter partes metálicas.

 

Filtros, agulhas e outros implantes metálicos - são usados, por exemplo, para tratar estenoses nas artérias do coração.

 

Fragmento metálico nos olhos ou no corpo - são fragmentos que podem deslocar-se e resultar em lesão.

 

Agrafes cirúrgicos, clips ou suturas metálicas; placas, parafusos, varetas ou fios nos ossos - se a cirurgia tiver sido realizada há mais de 4 meses, não constituem contraindicação.

 

Tatuagem, maquilhagem e pensos medicamentosos - alguns dos produtos usados para fazer tatuagens e na maquilhagem contêm metais que podem irritar a pele durante a realização do exame. Alguns pensos medicamentosos podem provocar a mesma reação e devem ser retirados antes da realização do exame.

 

Piercing e agulhas de acupuntura - as joias usadas para fazer piercings e as agulhas de acupuntura podem ser feitas de metal atraído pelo campo magnético.

No dia do exame

As crianças com menos de 5 anos podem ter de ser sedadas para não se mexerem durante a realização do exame.

 

Não se esqueça de levar:

  • Requisição do exame passada pelo seu médico;
  • Exames de diagnóstico anteriores;
  • Análises ao sangue mais recentes;
  • Cartão do sistema de saúde (SNS, seguro ou subsistema de saúde).
Exames

Consulte aqui toda a oferta de Ressonância Magnética da Rede CUF