Perturbações relacionadas com trauma e fatores de stress
Perturbações em que a exposição a um acontecimento traumático ou stressante está presente de forma explícita como critério de diagnóstico.
O mal-estar psicológico sentido após exposição a esse tipo de acontecimento pode ser muito variável, desde sintomas de ansiedade ou medo até quadros com características clínicas mais relevantes.
Perturbação de Stress Pós-Traumático (PTSD)
A característica essencial da perturbação de stress pós-traumático é o desenvolvimento de sintomas específicos, após a exposição a um determinado acontecimento, como:
- lembranças do(s) acontecimento(s) traumático(s)
- sonhos recorrentes
- reações dissociativas
- mal-estar psicológico
- evitamento persistente de estímulos associados ao acontecimento traumático
.
Perturbação Aguda Stress
Tem como característica essencial o desenvolvimento de sintomas específicos com a duração de 3 dias a 1 mês após a exposiçãoa um ou mais acontecimentos traumáticos.
A apresentação clínica da perturbação aguda de stress pode variar de individuo para individuo mas frequentemente envolve uma resposta de ansiedade, que inclui alguma forma de reexperiência ou de reatividade ao acontecimento traumático.
Perante este quadro, as pessoas envolvem-se com frequência em pensamentos extremamente negativos ou catastróficos acerca do seu papel no acontecimento traumático, da sua resposta ao acontecimento ou sobre a probabilidade de prejuízo futuro.
Perturbações de Ajustamento
A característica essencial das perturbações de ajustamento é o desenvolvimento de sintomas emocionais ou comportamentais em reação a 1 ou mais fatores de stress identificáveis. A exposição a este(s) fator(es) origina sintomas comportamentais ou emocionais durante um período de pelo menos 3 meses após o seu surgimento.
Os sintomas desenvolvidos pelo fator de stress provocam um mal-estar significativo que excede o que seria de esperar. Ao mesmo tempo, têm um impacto nas atividades sociais e/ou ocupacionais desempenhadas pelo indivíduo.