CUF Inspira Ambiente
A CUF, consciente da sua responsabilidade ambiental, pretende contribuir para uma melhor gestão e conservação dos recursos naturais e minimizar os seus impactos ao nível do uso de recursos e da geração de resíduos, numa ótica de ecoeficiência.
Desta forma, está atenta às grandes problemáticas ambientais globais, como as alterações climáticas, onde quer contribuir ativamente, participando para as suas soluções, de acordo com o seu compromisso com a sociedade.
Para a CUF é fundamental a boa gestão dos recursos hídricos disponíveis, tendo adoptado várias soluções de eficiência e reaproveitamento de águas, de forma a reduzir o consumo, não abdicando de todas as medidas necessárias para garantir a segurança microbiológica da água em toda a sua atividade.
Destaque para:
- Adoção de troço do rio Sizandro (Torres Vedras)
A CUF adotou um troço do rio Sizandro, o afluente Ribeira da Conquinha, em Torres Vedras, no âmbito de uma parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras, que se comprometeu a proteger ambientalmente.
- Implementação de sistema de reaproveitamento de águas residuais no Hospital CUF Tejo
A CUF continua empenhada na redução progressiva das emissões de CO2, quer através do aumento da eficiência energética, quer através dos acordos feitos no fornecimento de energia elétrica.
Paralelamente, tem aumentado a monitorização das suas fontes de emissão de forma a desenhar projectos de redução de pegada carbónica e atuar nas principais fontes de emissão.
Destaque para:
- Projeto de redução do impacto dos gases anestésico.
- Criação de uma parceria com um parque solar fotovoltaico para obter energia 100% verde e reduzir as emissões de CO2.
- Aposta em teletrabalho e teleconsultas para clientes, com impacto direto nas emissões através da redução de deslocações.
A CUF tem intensificado esforços para garantir a otimização contínua dos consumos energéticos, em particular no que respeita à eletricidade (a principal fonte de energia utilizada nos hospitais e clínicas CUF) e do gás natural (principal fonte de energia para aquecimento e produção de águas quentes sanitárias).
Destaque para:
- Reforço de utilização de energias renováveis nos hospitais e clínicas CUF
- Implementação de mecanismos de eficiência de consumo energético
A CUF, no âmbito do seu compromisso com a sustentabilidade ambiental, e em particular no contexto do Pacto de Mobilidade Empresarial para a Cidade de Lisboa, ao qual aderiu voluntariamente, tem vindo a desenvolver um conjunto de iniciativas no âmbito da mobilidade sustentável.
Destaque para:
- Incentivo à utilização de viaturas elétricas.
- Promoção da redução do número de carros de utilização privada.
- Aumento do estacionamento para bicicletas e motas, para clientes e colaboradores, promovendo desta forma a utilização de meios de transporte mais amigos do ambiente.
A CUF está empenhada em reduzir a sua pegada, desde logo com a diminuição do consumo de papel, mas, também, com o reencaminhamento deste tipo de resíduos para que possam ser reaproveitados.
Destaque para:
- Aplicação My CUF, conseguimos reduzir o consumo de papel com o envio de informação digital aos clientes, como as receitas, faturas, declarações de presença e relatórios de exames.
- Doação de papel de rascunho/usado ao Banco Alimentar, no âmbito da campanha "Papel por Alimentos", onde todo o papel recolhido é convertido em produtos alimentares a distribuir pelos mais carenciados.
- Diminuição do uso de papel, com a implementação da app My CUF, e reaproveitamento de resíduos, através da doação ao Banco Alimentar, que o converte em produtos alimentares.
A CUF pretende acelerar a transição para uma economia circular.
Destaque para:
- Eliminação sacos de plástico: a CUF deixou de utilizar sacos de plástico, em 2021, para os clientes, substituindo-os por sacos de papel.
- Reforço da formação e implementação de processos internos na gestão de resíduos
- Reutilização e doação de bens:
- Doação de bens, clínicos e não clínicos, a instituições sociais
- Doação de têxteis usados a entidades da economia social
O combate ao desperdício alimentar faz parte das nossas linhas de atuação de sustentabilidade ambiental, tendo assinado o Manifesto Unidos Contra o Desperdício de forma a registar publicamente o seu compromisso no combate ao desperdício alimentar.
Destaque para:
- Prevemos, no contrato com os prestadores de serviços de alimentação, a obrigação de doação dos excedentes alimentares a entidades da economia social com resposta a população vulnerável.
- De forma a reduzir o desperdício alimentar nas nossas unidades e melhorar a eficiência da gestão de refeições distribuídas a clientes, a CUF iniciou um projeto transversal, tendo centralizado a produção e distribuição de refeições.
Campanha de sensibilização aos colaboradores
Com o objetivo de apelar, junto de todos os colaboradores, a um maior envolvimento em práticas ambientalmente mais conscientes, a CUF lançou uma campanha sobre sustentabilidade ambiental sob o mote “A saúde do ambiente também passa por nós”.
Para o desenvolvimento desta campanha, que apela à importância da sustentabilidade ambiental, a CUF recorreu à criatividade e à disrupção da Manicómio The Agência, a primeira agência criativa no mundo com criativos que experienciam doença mental.