Prevenção do cancro
Cerca de 90% dos cancros estão relacionados com o ambiente e hábitos pouco saudáveis, não com causas genéticas, como habitualmente se pensa.
Cada indivíduo é o principal interveniente na prevenção do cancro, pelas escolhas que faz no seu dia-a-dia ao longo da vida.
Nas nossas unidades disponibilizamos uma consulta especializada para o ajudar neste caminho.
Com um plano de acompanhamento personalizado e adequado às suas necessidades, os especialistas em cessação tabágica vão ajudá-lo a deixar de fumar.
O primeiro passo é seu.
Existem muitas informações sobre o que somos nos nossos genes e algumas destas informações estão relacionadas com o risco de vir a ter cancro. Essas informações genéticas acrescem aos nossos comportamentos, ou seja, se temos risco genético e lhe acrescentamos risco comportamental, aumentamos o nosso risco global de ter cancro.
Faça uma avaliação especializada do seu risco familiar de cancro, assegurada por especialistas em Genética Médica, Gastrenterologia e Oncologia.
Indicado para fumadores e ex-fumadores, com mais de 50 anos.
No mesmo dia, realiza a sua consulta de Deteção Precoce de Cancro do Pulmão e os exames necessários como a TAC de baixa dose.
Consulte um dos nossos especialistas.
São inúmeros os estudos para determinar os fatores de risco do cancro, e com essa informação promover a prevenção da doença e o diagnóstico precoce. Poucos são os fatores de risco cientificamente provados, pelo que prevenir o cancro passa no fundo por promover a saúde através de hábitos de vida saudáveis que contribuem para a redução do risco.
Áreas na prevenção de cancro em estudo:
• Formas de evitar ou controlar comportamentos ou atividades que se sabe aumentarem o risco de vir a ter cancro;
• Alterações na dieta e estilo de vida;
• Encontrar lesões pré-cancerosas;
• Quimioprevenção, ou seja, usar medicamentos para prevenir o cancro
É importante que cada pessoa visite regularmente o seu médico assistente ou médico de família, seguindo um rotina de controlo da sua saúde de acordo com o seu estilo de vida e a sua idade. O seu médico saberá avaliar qualquer alteração ou sintoma que apresente e que mereça estudos complementares ou atos de tratamento preventivos.
Com mais de 35 anos de experiência a diagnosticar e a tratar o cancro em Portugal. Conheça os nossos especialistas e como podemos cuidar de si.