Como viver com a menopausa sem alterar rotinas
Os sintomas experienciados com a chegada da menopausa podem ter um grande impacto no bem-estar das mulheres. Conheça algumas estratégias para se sentir bem.
A menopausa traz, na maior parte dos casos, mudanças significativas à vida de uma mulher. Por um lado, esta deixa de poder engravidar, porque o seu período menstrual cessa; por outro, é afetada por alterações hormonais que desencadeiam os mais diversos sintomas: afrontamentos, problemas vaginais e urinários, distúrbios de sono, alterações psicológicas e alterações corporais. Encontrar formas de lidar com estes sintomas é uma questão de bem-estar.
Como lidar com os afrontamentos
O sintoma mais comum da menopausa, afetando entre 60 e 80% das mulheres, são as perturbações vasomotoras. Mais conhecidas como “afrontamentos”, consistem em imprevisíveis e inexplicáveis ondas de calor intercaladas com arrepios de frio.
O que pode fazer: Para reduzir o seu impacto, evite alimentos demasiado condimentados, salgados ou açucarados e ainda bebidas com álcool ou cafeína, mantenha-se hidratada e evite tecidos sintéticos e roupas apertadas.
Como lidar com os problemas vaginais e urinários
Durante a menopausa, as paredes da vagina tornam-se mais secas, podendo provocar irritações e dores durante as relações sexuais e aumento do risco de infeções urinárias. O problema afeta a libido da mulher, sendo ainda uma causa potencial de ansiedade.
O que pode fazer: Estas situações podem ser combatidas com a utilização de lubrificantes vaginais, contracetivos de baixa dosagem ou, em alguns casos, terapêutica hormonal de substituição.
Como lidar com os distúrbios de sono
Estima-se que 61% das mulheres na menopausa tenham dificuldade em adormecer ou em manter um sono descansado.
O que pode fazer: Alguns medicamentos, nomeadamente antidepressivos, podem ajudar a evitar as insónias, mas devem ser complementados por outras medidas:
- Mantenha o seu quarto fresco e bem ventilado
- Use roupas largas e confortáveis
- Evite a cafeína
- Mantenha um horário de sono regular, evitando as sestas durante o dia
Como lidar com as alterações psicológicas
A menopausa pode ainda ter um impacto profundo a nível psicológico, originando alterações de humor e afetando a memória e a capacidade de concentração. É uma resposta do organismo não apenas às mudanças hormonais, mas à ansiedade provocada pelas outras perturbações.
O que pode fazer: Para não se deixar afetar, aprenda a relaxar:
- Respire de forma profunda e pausada
- Descontraia os músculos
- Mantenha uma atitude positiva
- Pratique atividades estimulantes
- Aprenda a recusar tarefas desgastantes
Como lidar com as alterações corporais
Os níveis reduzidos de estrogénio provocados pela menopausa também têm consequências a nível físico. A pele pode perder elasticidade e envelhecer de forma mais acentuada. São ainda prováveis o aumento de peso e as queixas articulares.
O que pode fazer: Para o evitar, pratique exercício físico, adote uma dieta alimentar equilibrada e saudável, mantenha a pele hidratada, use protetor solar e evite produtos que possam aumentar a secura da pele.
Proteja-se da osteoporose
A menopausa aumenta o risco da ocorrência de osteoporose, uma doença que torna os ossos mais frágeis, quebradiços e vulneráveis a fraturas.
O que pode fazer: Marque uma consulta com o seu médico assistente. Este poderá solicitar que realize uma densitometria óssea e ajudá-la a perceber como se pode proteger da doença.