Insuficiência cardíaca
A adoção de um estilo de vida saudável pode ajudar a manter a insuficiência cardíaca sob controlo, evitando internamentos e complicações. Siga estes conselhos.
A insuficiência cardíaca ocorre quando o coração é incapaz de bombear o sangue necessário para satisfazer as necessidades do corpo, ficando reduzido o oxigénio e os nutrientes disponíveis. Além disso, não é possível eliminar todos os resíduos e líquidos em excesso, os quais se vão acumulando em vários órgãos, como os pulmões, originando sintomas característicos como edemas (inchaço) dos membros inferiores.
Sinais e sintomas da insuficiência cardíaca
Os doentes com insuficiência cardíaca apresentam habitualmente:
- Falta de ar
- Inchaço nas pernas e tornozelos
- Dificuldade em realizar esforços
- Necessidade de urinar durante a noite
- Necessidade de dormir com a cabeceira elevada
Podem também apresentar:
- Dor no peito
- Tosse e pieira
- Palpitações
- Aumento súbito de peso e do volume do abdómen
Como se diagnostica a insuficiência cardíaca
O médico estabelece o diagnóstico de insuficiência cardíaca na consulta, avaliando a história clínica pessoal e os antecedentes familiares, procurando sinais e sintomas típicos, como inchaços das pernas, alteração da tensão arterial e da frequência cardíaca ou intolerância ao esforço de menor ou maior intensidade. Podem também estar presentes outras doenças como doença renal, diabetes ou enfarte agudo do miocárdio prévio.
Para caracterizar o grau de insuficiência cardíaca e otimizar o seu tratamento é necessário realizar exames complementares de diagnóstico, como raio X de tórax, eletrocardiograma e ecocardiograma, entre outros.
Como tratar a insuficiência cardíaca
O tratamento da insuficiência cardíaca irá depender da sua causa, podendo incluir fármacos (como diuréticos e vasodilatadores), implantação de dispositivos e cirurgia. Em casos muito graves, sobretudo em doentes mais jovens e sem outras doenças associadas, pode haver indicação para transplante de coração.
Estilo de vida
Para um bom prognóstico da insuficiência cardíaca, é essencial manter hábitos de vida saudáveis, de acordo com as indicações do seu médico, tais como:
- Faça uma alimentação equilibrada
- Diminua a ingestão de sal e de gorduras
- Beba água segundo as indicações do seu médico (pode ter de limitar a ingestão de líquidos)
- Perca peso ou mantenha um peso dentro do normal
- Pratique exercício físico adequado
- Deixe de fumar
- Abstenha-se de beber álcool
- Vacine-se contra o vírus da gripe
Vigilância da insuficiência cardíaca
Em caso de insuficiência cardíaca, é fundamental vigiar regularmente alguns parâmetros:
- Meça a tensão arterial e a pulsação (frequência cardíaca)
- Registe o seu peso com regularidade, sempre à mesma hora
- Controle outras doenças, como a diabetes
Sabia que...
Em Portugal, cerca de 400 mil pessoas sofrem de insuficiência cardíaca. A insuficiência cardíaca é a principal causa de internamento em pessoas com mais de 65 anos e pode ser fatal.